Ônibus Tarifa Zero de Maricá começam a circular sem catraca nesta sexta-feira (26/07)

Operação da Empresa Pública de Transportes inicia em 20 coletivos das linhas E20, E21, E22, E23, E24 e E24A

 

A partir desta sexta-feira (26/07), os ônibus do programa Tarifa Zero de Maricá passarão a operar sem catraca. A medida foi tomada pela Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), para agilizar o embarque e desembarque dos passageiros, além de contribuir para a segurança e o conforto nos ônibus, que são conhecidos como “Vermelhinhos” e circulam gratuitamente em toda a cidade há quase dez anos.

 

 A princípio, a alteração vai ser realizada nos 20 coletivos das linhas E20, E21, E22, E23, E24 e E24A. Um sistema de câmeras com tecnologia de ponta vai possibilitar a contabilização dos passageiros transportados.

 

De acordo com Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), a catraca representava um obstáculo aos passageiros:

 

“Maricá sempre entendeu que o transporte é um direito de todos. Com essa diretriz, fizemos um estudo em 2021 e 2022 que possibilitou essa medida. Ou seja, a partir de amanhã, alguns ônibus vão operar sem catraca, com um sistema instalado nas portas para fazer a quantificação de todos os passageiros, tendo até mais tecnologia e mais segurança nos dados. O plano é tirar a catraca de todos os 135 ônibus da frota da EPT até o fim do primeiro semestre de 2025”, explicou o gestor.

 

Referência em mobilidade urbana

 

Haddad afirma ainda que Maricá é a primeira cidade do país, com mais de 100 mil habitantes, a oferecer transporte público Tarifa Zero com ônibus sem catracas.

 

O Tarifa Zero de Maricá é referência em mobilidade urbana e foi implantado pela prefeitura da cidade em 2014, mas chegou para todos os bairros no ano de 2021, com a ampliação da frota que hoje conta com 135 ônibus e 42 linhas.

 

Os “vermelhinhos” impactam diretamente na economia da população maricaense. Uma família economiza cerca de 20% de sua renda mensal por causa da tarifa zero nos ônibus.

 

No último ano, a população de Maricá economizou mais de R$ 160 milhões, segundo estudo da EPT. A pesquisa usou como base a tarifa aplicada em cidades vizinhas a Maricá em que o custo médio do preço da passagem é de R$ 4,05. Este valor foi multiplicado pela quantidade média de deslocamentos dos usuários na cidade, cerca de 100 mil por dia ou aproximadamente três milhões por mês.

Fotos de Anselmo Mourão

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp