Alunos com deficiência tiveram aula de culinária no Restaurante Escola de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, realizou na tarde desta quinta-feira (18/07) uma aula especial no período de férias, com nove alunos da oficina de artes no Restaurante Escola, no Centro. Alguns dos adolescentes têm deficiências tais como síndrome de Tourette, baixa visão e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O grupo aprendeu a preparar biscoitos com chocolate e goiabada. As aulas rotineiramente acontecem no Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), em Araçatiba, e as turmas são formadas por dez crianças cada e atende, prioritariamente, pessoas com deficiência.
O programa oferece oportunidade para a prática de diversas atividades, tais como: brincadeiras, culinária, pinturas e muito mais. A oficina conta com auxílio e suporte da equipe técnica da unidade.
“Essa aula foi um presente para mim, porque eu gosto muito de participar desse projeto, acho lindo. Para mim realmente foi um presente, eles são maravilhosos, cada um tem a sua essência, o seu carinho, o seu brilho no olhar. E isso eu até fico um pouco emocionada, eu fico feliz que eu estou e o que posso passar para os alunos”, comentou a chef Ana Paula Almeida.
Todo o material das oficinas é ofertado pelo CRPI. O Centro possui uma van adaptada para realizar o trajeto de ida e volta (exclusivamente para pessoas com deficiência). Para o aluno Stevan Manhães, de 9 anos, a aula foi muito divertida. “Eu adorei fazer o meu biscoito com a tia. Aprendi que temos que colocar cada coisa por vez e que tenho que esperar assar”, disse.
Já Gabriel Barroso, de 13 anos, destacou os conselhos que a chef lhe transmitiu. “Eu aprendi que não podemos colocar fogo na cozinha, deixar o fogão aberto e a água cair no chão. Hoje fiz um biscoito do MasterChef e ficou muito gostoso”, falou o adolescente.
Sobre o Restaurante Escola
O Restaurante Escola foi inaugurado no dia 07/02 com duas cozinhas industriais com bancadas de metal, panelas, utensílios, um ultracongelador capaz de preparar uma sobremesa em cinco minutos, um forno combinado com cinco tabuleiros, geladeiras, freezer, máquina de gelo, robot coupe (equipamento com lâminas e discos que tritura, corta, fatia e rala alimentos), bar com bancada e salas de aula.
São 70 cursos (10 presenciais e 60 online), com carga horária de 20 a 196 horas, para formação profissional dos moradores. As aulas presenciais são realizadas nos turnos manhã (8h às 12h), tarde (12h30 às 16h30) e noite (17h às 21h). Entre as qualificações disponíveis estão confeitaria, barman, cozinheiro profissional, pizzaiolo, sommelier e maître, entre outros. O espaço fica na Rua Nossa Senhora do Amparo, nº 20, no Centro.