EPT lança aplicativo de acessibilidade
A iniciativa vai proporcionar maior autonomia e acessibilidade aos usuários.
Todos os coletivos serão adesivados com um QRCode para a leitura, que vai gerar a informação em mensagem de voz e em texto sobre as 39 linhas e destinos dos ônibus vermelhinhos que circulam por toda a cidade.
A ferramenta foi desenvolvida pela Empresa Pública de Transporte – responsável pelo programa municipal Tarifa Zero –, em parceria com a Secretaria de Políticas Inclusivas do município.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre inclusão e a importância dos direitos dos cidadãos que passarão a contar com a plataforma digital.
“Maricá está avançando naquilo que tem a ver com a melhoria da vida da cidade como um todo. Estamos lançando um aplicativo que faz com que os deficientes visuais tenham mais capacidade de perceber o trajeto que fazem. Todos os nossos 135 ônibus agora têm um QR Code, onde o passageiro aponta a câmera do celular e o aplicativo informa em som o destino do ônibus. Isso é importante, pois a gente possibilita a inserção, a cidadania e o direito a todos de ir e vir com segurança aos deficientes visuais na cidade”, ressaltou Horta.
O aplicativo será disponibilizado para download nas lojas virtuais dos celulares com sistemas Android e iOS a partir do dia 26 de maio.
“Todos os deficientes visuais poderão pegar o ônibus em qualquer local de Maricá e procurar o seu destino. É importante utilizarem e recebermos esse feedback das pessoas que utilizarem, para que a gente faça as devidas melhorias e que eles estejam, obviamente, com uma cidadania plena na nossa cidade”, completou o presidente da EPT, Celso Haddad.
Moradora da Gamboa, Adriana Costa Pinheiro, de 44 anos, foi a primeira a testar o aplicativo. “Eu ouvi um pouco baixo, mas deu para ouvir. Esse é só o começo e com certeza, vai se aperfeiçoar ainda mais. Mas deu para entender perfeitamente o bairro para onde ele vai”, avaliou.
Patrícia dos Santos Machado, 49 anos, fez o teste logo em seguida. “Ele me ajudou a saber qual era a linha do ônibus, onde vou conseguir pegar e para onde ele vai. Isso é muito bom. Eu sempre ando acompanhada, porém é bom para todas as demais pessoas que precisam andar sozinhas”, pontuou a moradora de Bambuí.
De acordo com a EPT, o uso de fones de ouvido auxiliará os deficientes visuais a terem mais nitidez no uso do “EPT Acessibilidade”, pois evita que o barulho do ambiente atrapalhe na identificação do aviso sonoro.
Ônibus gratuito e acessível em Maricá
Maricá vai disponibilizar um aplicativo de transporte público destinado a pessoas com deficiência visual, que poderá identificar por meio de voz o destino das 39 linhas dos ônibus “vermelhinhos” que circulam gratuitamente por toda a cidade.
A iniciativa vai proporcionar maior autonomia e acessibilidade a usuários com deficiência visual. Todos os coletivos serão adesivados com um QRCode para a leitura e gerar a informação em voz pelo app.