Seop divulga ação integrada de segurança para shows na Barra de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão do Gabinete Integrado (Seop), vai atuar com mais de 760 agentes da Guarda Municipal (GM) e de policiais militares em serviço pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) no patrulhamento dos shows de aniversário de 210 anos da cidade. Os shows acontecem dos dias 23 a 26/05 na área de eventos na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá.
Ao todo, 216 agentes da GM atuarão nos quatro dias de atividades – uma média diária de 57 guardas. No Proeis serão disponibilizadas 120 vagas por dia, totalizando 480 vagas ao final dos quatro dias. No entanto, o número de agentes pode variar de acordo com a adesão dos policiais. Outros 72 servidores operacionais da Seop também irão atuar nos shows se revezando durante o período.
A Seop vai ter, à disposição, 39 viaturas empregadas durante os quatro dias de ação, sendo 25 disponibilizadas ao Proeis, 11 para a Guarda Municipal e outras três para o efetivo da Secretaria. Dois reboques e uma base móvel de monitoramento das 721 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) também estarão disponíveis em apoio à operação durante o período de festividades.
“Esse primeiro final da semana em Itaipuaçu foi de sucesso. Os shows aconteceram sem qualquer intercorrência. Já estamos aqui especificando o planejamento para esta semana na Barra de Maricá. Se tiver necessidade de qualquer ajuste nós faremos”, declarou o secretário de Ordem Pública, Júlio Veras.
Itaipuaçu – Durante os três primeiros dias de festa, na orla de Itaipuaçu, foram registradas 116 ocorrências, sendo quatro delas direcionadas à 82ª DP (Maricá). A maior parte das ocorrências atendidas pela Guarda Municipal foram infrações de trânsito. Há registros, ainda, de casos de ordenamento de trânsito, queimada irregular, pesca irregular, pedidos de informação e ações de trânsito.
Já os policiais do Proeis atenderam nove registros: dois de apoio ao Grupamento Maria da Penha da GM, um cumprimento de mandado de prisão em aberto, uma denúncia de som alto em estabelecimento, uma ação de desinteligência, duas infrações de trânsito e um caso de desacato à servidor público.
Ao todo, foram empenhados 615 agentes durante o evento, sendo 171 da Guarda Municipal, 54 da Seop e outros 390 policiais militares em serviço pelo Proeis. “Nós tivemos um final de semana de festividades tranquilo. O público que compareceu foi grande, mas quem participou dos eventos percebeu ali muitos agentes da GM, além do apoio da Polícia Militar (12º BPM, Regimento de Polícia Montada e também do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão – Recom). Tudo para que o cidadão tivesse uma sensação de segurança e pudesse participar do evento com muita tranquilidade”, concluiu Veras.