Reservatório tornará possível o retorno de 200 mil litros de água na ETA Maricá

A Estação de Tratamento de Água da cidade está passando por melhoria para reduzir desperdício de recurso hídrico

 

Um reservatório de água de reuso, de 60 mil litros, está sendo construído na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com previsão de término para o mês de março. Com essa melhoria operacional, a Águas do Rio acrescentará um volume aproximado de 200 mil litros de água por dia na rede de distribuição, melhorando a eficiência e a segurança do abastecimento dos moradores do 1º distrito de Maricá, que contemplam os bairros Zacarias, Cambori, Caxito, Itapeba, Ubatiba, Centro de Maricá, Araçatiba, Barra de Maricá, Jacaroá, Caju e parte do Condado de Maricá.

 

A água é um recurso finito na natureza, por isso devemos aproveitar ao máximo o seu potencial. Esta iniciativa demonstra que as operações da Águas do Rio estão alinhadas às estratégias mais modernas de modelo de negócios que visam o equilíbrio econômico, o desenvolvimento social da população nas regiões atendidas e a redução de impactos ao meio ambiente.

 

“A água usada periodicamente para a lavagem de quatro filtros da ETA é descartada na rede de drenagem pluvial. Com a implantação deste reservatório, aproximadamente seis milhões de litros por mês irão retornar ao processo de tratamento para depois ser distribuída à população, sendo um ganho significativo para os clientes.”, afirma Claudinei Dumke, coordenador de operações da Águas do Rio.

 

Esta adição de volume de água tratada na rede de distribuição chega em um momento muito oportuno: o verão. Nesta época do ano aumenta significativamente a demanda e, consequentemente, o desperdício de recurso hídrico. Vale ressaltar que a concessionária possui sistemas integrados e específicos que realizam monitoramento, em tempo real e remotamente, desde a saída da estação de tratamento até o usuário, da água potável. Desta forma são evitados, além de qualquer tipo de interrupção no sistema de abastecimento, as perdas. No entanto, a colaboração da população é fundamental para que faça uso consciente da água.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp