[ATUALIZAÇÃO] SOMAR ignora e abandona moradores do Condado, que estão sofrendo com alagamentos

Estamos recebendo relatos de diversos moradores do Condado, principalmente da Rua Ipê, onde relatam protocolos junto a SOMAR desde abril de 2021, que não foram atendidos.

Eles relatam que um obra feita na Rua, danificou e fechou as manilhas de escoamento da agua, em fotos e vídeos encaminhados por um morador, podemos ver que a agua invadiu todo o quintal e também os cômodos do imóvel.

Eles estão pedindo apenas os reparos, que deveriam ter sido feitos logo após a obra em Abril de 2021, desobstruindo as manilhas, para o devido escoamento das aguas da chuva, que mesmo sendo fraca, alaga tudo.

Um dos moradores nos apresentou diversos protocolos registrados na SOMAR mas que não obtiveram respostas.

[ATUALIZAÇÃO 13/01/2022]

Fomos informados pelo morador, que a equipe da DEFESA CIVIL do município, esteve presente, na noite do dia 11, onde os mesmo estavam com bombas para fazer a drenagem da agua no local, a mesma foi deixada lá, funcionando durante toda a madrugada do dia 12. Relatado que sempre que solicitado, a equipe da Defesa Civil, atende de prontidão.

Assim como a prefeitura encaminhou uma equipe de topografia para o local, e outra equipe de obras, prometendo melhorias emergenciais para a semana.


A prefeitura de Maricá encaminhou uma nota oficial com a resposta sobre o caso. Segue:

A Prefeitura de Maricá informa que a Secretaria de Proteção e Defesa Civil atendeu 23 ocorrências relativas à chuva forte com raios e rajada de vento que ocorreu na tarde de terça-feira (11/01), causando pontos de alagamento na cidade, além de áreas com deslizamento de terra.

As equipes técnicas passaram esta quarta-feira (12) avaliando as condições dos imóveis e também permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional, podendo ser acionadas pela população pelos telefones 199, 2637-1999 ou pelo celular 97000-5782.

A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) informa que durante o ano de 2021 foi finalizada a primeira fase das obras no local.

A Diretoria Operacional de Obras Indiretas já fez levantamentos dos materiais necessários e os processos licitatórios foram abertos para a confecção da rede de drenagem e continuidade das obras.


É importante destacar ainda que a precipitação ocorrida neste período superou os índices pluviométricos históricos e ocasionaram problemas por toda a cidade.

O acumulado pluviométrico de 1h foi de 48,95 mm no Espraiado e 31,15 mm em Itapeba na tarde de terça-feira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp