Alunos de escolas indígenas visitam Maricá Games
Além dos jogos eletrônicos, oficinas de Just Dance e Random Dance Kpop animaram a última sexta-feira do evento
A Escola Municipal Indígena Guarani Kyringue Aranduá foi uma das escolas públicas que marcou presença no Maricá Games durante esta semana. Os alunos da unidade localizada na aldeia Ara Hovy, em Itaipuaçu, têm idade entre 7 a 14 anos e aproveitaram para participar da Academia de Jedi, da Escola de Magia, além das atividades com jogos eletrônicos. Apenas nesta sexta, cerca mil alunos de 12 unidades da rede estiveram no evento, realizado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), que acontece até o próximo domingo (04/09), com oficinas e encontro de Tiktokers, concurso cosplay e apresentação do Pratas da Casa, com cantores locais.
“As pessoas têm o hábito de achar que os indígenas não gostam de jogar, de assistir televisão e eles gostam. Jogam, inclusive, no tablet que a Prefeitura cedeu. Eles ficaram super empolgados de saber que vinham aqui. Por mais que não faça parte do tipo de atividade do dia a dia deles, os games estão presentes. Normalmente, preferem andar pela mata, brincar pelos espaços da aldeia”, destacou a diretora da Escola Municipal Indígena Guarani Kyringue Aranduá, Maiza Freire.
Na última quinta-feira (01/09), o evento recebeu alunos da Escola Municipal Indígena Para Poty, da aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. A coordenadora de Desenvolvimento da Secretaria de Esporte, Dayana Peixoto, agradeceu a parceria das escolas que motivaram os alunos realizarem as visitas também nos finais de semana com a família.
“É muito positiva essa agenda de inovação, tecnologia, transformação através do lúdico para todos os nossos munícipes. Ainda tem até domingo e não é só o público infantil que vai aproveitar”, comentou Dayana, acompanhada pela coordenadora de Projetos da pasta, Fernanda Crócamo.
Oficinas de Just Dance e Random Dance Kpop sacudiram a feira
As oficinas de Just Dance, Random Dance Kpop e Tiktok são atrações diárias que abraçaram o público principalmente das escolas municipais, durante a semana. Com ritmos do momento e passos criativos, as crianças e adolescentes aproveitaram como o aluno da Escola Municipal Professora Alcione Soares Rangel da Silva, Alyston Laudino, de 10 anos, que chegou bem animado com seus amigos.
“O evento é totalmente incrível, tem vários jogos super legais. É uma ótima opção para quem gosta de jogos e também para dançar com os colegas nas oficinas”, comentou o aluno do 5º ano.
A professora do Alyston, Paola Roeles, que levou sua turma do 5º ano, elogiou a atração e destacou que é importante proporcionar esses tipos de eventos para as crianças, porque muitos alunos não têm acesso a esse tipo de programação.
“Muitos tiveram contato com videogames pela primeira vez e ficaram encantados. A escola tem que sair da sala de aula, porque as crianças aprendem brincando e a Prefeitura de Maricá se atenta a essa postura lúdica. Até para jogar é preciso saber calcular e pensar em estratégias”, explicou.
Programação do último final de semana:
Sábado (03/09):
11h – Random Dance Kpop
14h – Oficina Tiktok
16h – Concurso Cosplay
19h – Pratas da Casa – Lucas e Hanna
Domingo (04/09):
11h – Workshop Kpop
14h – Random Dance Kpop
16h – Encontro Tiktokers (Connect Job)
19h – Pratas da Casa – Bruna Mandz
Fotos: Paulo Ávila
https://drive.google.com/drive/folders/1D3lxfdlwEbqrstdDR6USC232D06vzyL-?usp=sharing