Políticas públicas de Maricá são destaque na mídia
Maricá foi destaque essa semana em três importantes veículos de comunicação, jornais O Globo, Valor Econômico e Estadão, em matérias sobre duas de suas principais políticas públicas: a moeda social mumbuca e as bicicletas compartilhadas gratuitas.
O foco das matérias, publicadas na editoria Mundo do Jornal O Globo (https://goo.su/XYzg) e do Valor Econômico (https://goo.su/dFyuy), foi a importância da moeda social como garantia de renda e fortalecimento da economia local. Após uma abordagem ampla sobre o tema a nível nacional, um recorte para o Rio de Janeiro, onde apenas cinco cidades adotaram a moeda social, entre elas: Maricá, cuja iniciativa pioneira da prefeitura foi em 2013.
Atualmente, a moeda mumbuca beneficia 133 mil dos 192 mil maricaenses. O pagamento acontece por meio do programa Renda Básica de Cidadania e pelo Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), que inclui trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEIs), além de beneficiar todos os servidores municipais com vale-alimentação. A mumbuca é aceita em 16 mil estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço da cidade, num movimento mensal de cerca de R$ 48 milhões.
Na matéria, o prefeito Fabiano Horta foi entrevistado e explicou que a política é financiada, principalmente, com recursos vindos dos royalties de petróleo. “A moeda trouxe uma profunda transformação da economia local. Ajuda os mais vulneráveis a ter renda e impulsiona a criação de novos negócios, com geração de emprego e fortalecimento das periferias”, analisa.
Mobilidade urbana
No caderno Mobilidade do Estadão de São Paulo (https://goo.su/UqbA), Maricá é citada quando o assunto são as bicicletas compartilhadas gratuitas, as famosas vermelhinhas, que estão na contramão de muitas outras cidades conhecidas pela oferta de aluguel de bikes. A cidade tornou-se referência no assunto e já conta com a oferta de 250 bicicletas compartilhadas, além de uma frota de bicicletas infantis para a criançada.