Gestão do Aeroporto de Maricá está entre as 4 mais sustentáveis do Brasil
Na Semana do Meio Ambiente, o Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), comemora boa pontuação na 5ª edição do evento “Aviação Sustentável”, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A gestão do aeroporto foi classificada como a quarta mais sustentável em todo o Brasil. Foi um avanço de duas posições em relação ao ano anterior.
O Aeroporto de Maricá chegou a 85,57% de pontuação sustentável, acima da pontuação média geral.
O resultado foi conseguido após a Codemar intensificar ainda mais as iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais da operação aeroportuária.
A diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge, celebrou a conquista e ressaltou os esforços do Aeroporto e da Codemar.
“Os investimentos realizados pela Codemar e o grau de maturidade dos processos de implantações sustentáveis foram fundamentais para a alta pontuação em quase todos os critérios avaliados, juntamente com as ações da Diretoria de Sustentabilidade. Esse é um resultado direto dos investimentos que a Codemar vem fazendo no Aeroporto”, disse Marta.
Marta Magge lembrou que o Aeroporto está passando por uma renovação estrutural desde 2023. “Estamos ampliando e modernizando os espaços, além de melhorias em eficiência energética e gestão ambiental, incluindo gestão de resíduos, monitoramento e controle de fauna e monitoramento de ruído”, exemplificou.
Representação presencial
O coordenador de Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), Frederico Ferreira, e a coordenadora do Programa Recicla Codemar, Juliana Oliveira, participaram do evento, que teve como tema “Combustíveis Sustentáveis de Aviação”, na última quarta-feira (05/06), no auditório da sede da Agência, em Brasília (DF).
Para o coordenador Frederico Ferreira, foi gratificante representar o Aeroporto de Maricá no evento, que contou com a presença dos principais players dos gestores de aeródromos do país, além de autoridades ligadas à Aviação Civil e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).
“Sinto que o nosso Aeroporto já se configura como um expoente na tarefa de descarbonização das atividades aeroportuárias, porém muito ainda a fazer. Espero que o resultado de nossa participação nos ajude mais nesta missão”, comentou.
A coordenadora Juliana Oliveira, que faz parte da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, completou: “Esse evento é um marco importante na promoção da sustentabilidade no setor de aviação. Nesse sentido, a presença e o engajamento do SBMI contribuíram bastante para que estejamos no ranking do Aeroporto Sustentável da ANAC”, comentou.
Aviação Sustentável
A iniciativa está na 5ª edição e consiste em um prêmio criado pela ANAC que busca não só incentivar práticas sustentáveis no setor aéreo como também dar visibilidade às ações positivas já implementadas nos aeroportos do país.
A participação no programa é voluntária e os aeroportos participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios estabelecidos em edital.
A metodologia para avaliação possui critérios que consideram temas como inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. Os aeroportos competem em grupos, de acordo com o número de passageiros processados anualmente, de forma que a classificação será independente em cada grupo.