Absurdo Maricá Não Ter Soro Antiofídico Nos Hospitais?

Em partes podemos até concordar, pois trata-se de algo que deveria ter há muito tempo, mas não depende só dos gestores da cidade, lembro entre 2021/2022 quando ao secretaria de saúde do município tentava trazer o soro, devido a grande ocorrência de animais peçonhentos no entorno do Hospital Dr Ernesto Che Guevara, mas acabou caindo nas restrições.

Como o soro é produzido de forma escassa, para que ele possa chegar a todas às vitimas de animais peçonhentos, o Instituto Vital Brazil junto com a Fio Cruz, determinaram pontos estratégicos em todo o estado do Rio de Janeiro, ficando Niterói e Itaboraí os pontos mais próximos do nosso município para atendimento de emergência com animais peçonhentos.

Aqui temos uma listinha preparada com os polos de atendimento próximos a Maricá.

Mas que fique claro, que em acidentes com animais peçonhentos e venenosos, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência que já tem o protocolo emergencial para tratar e encaminhar as vitimas para os devidos locais.

  • Itaboraí
    Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior
    Avenida Prefeito Álvares de Carvalho Júnior, s/n – Nancilândia
    (21) 2645-2386/2639-1034 2268922
    Botrópico, Escorpiônico
  • Niterói
    Hospital Universitário Antônio Pedro
    Rua Marques do Paraná, 303 – Centro
    (21) 2629-9000 0012505
    Fonêutrico, Loxoscélico, Botrópico, Crotálico, Elapídico, Escorpiônico

Apesar de muitos considerarem esses termos como sinônimos, existem distinções conceituais entre animais peçonhentos e venenosos. Ambos produzem toxinas em glândulas ou tecidos, mas os animais venenosos armazenam essas substâncias para defesa contra predadores, enquanto os peçonhentos têm a capacidade adicional de injetá-las ativamente, seja em presas para predar ou em predadores para se defender.

Para a injeção ativa das toxinas, os animais peçonhentos utilizam aparelhos inoculadores como dentes especializados, ferrões, quelíceras, cerdas urticantes, esporões, etc. As toxinas, em quantidades relevantes, causam lesões fisiopatológicas dose-dependentes a um organismo vivo, sendo denominadas zootoxinas quando produzidas por animais, e convencionou-se chamar de venenos as produzidas por animais venenosos, e peçonhas aquelas produzidas por animais peçonhentos. 

As funções desempenhadas por venenos e peçonhas estão relacionadas ao animal produtor destas substâncias: defesa contra predação, no caso dos venenos, e subjugação e detenção de presas e predadores, no caso das peçonhas. Além disso, podem exercer também função digestiva em alguns animais peçonhentos. 

Compreender estes conceitos é fundamental para a correta notificação dos acidentes por animais peçonhentos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, uma vez que nem todo animal produz toxinas, e nem todo animal que produz toxinas é um animal peçonhento.

Lista completa dos polos de atendimento a acidentes com animais peçonhentos:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos/hospitais-de-referencia/hospitais-de-referencia-para-atendimento-rio-de-janeiro/@@download/file

1 comentário em “Absurdo Maricá Não Ter Soro Antiofídico Nos Hospitais?

  1. Não consegui contato com nenhum dos números dos hospitais informados. Niterói e Itaboraí. Sou de Maricá, uma cidade em que é comum o encontro com as espécies informadas. A Cidade joga dinheiro fora com um monte de bobagens mas não consegue dar uma informação básica de saúde. Estou agora dentro de uma unidade de saúde em Maricá buscando informações na internet sobre o local que possa dar um atendimento específico para animais peçonhentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp