Absurdo Maricá Não Ter Soro Antiofídico Nos Hospitais?

Em partes podemos até concordar, pois trata-se de algo que deveria ter há muito tempo, mas não depende só dos gestores da cidade, lembro entre 2021/2022 quando ao secretaria de saúde do município tentava trazer o soro, devido a grande ocorrência de animais peçonhentos no entorno do Hospital Dr Ernesto Che Guevara, mas acabou caindo nas restrições.

Como o soro é produzido de forma escassa, para que ele possa chegar a todas às vitimas de animais peçonhentos, o Instituto Vital Brazil junto com a Fio Cruz, determinaram pontos estratégicos em todo o estado do Rio de Janeiro, ficando Niterói e Itaboraí os pontos mais próximos do nosso município para atendimento de emergência com animais peçonhentos.

Aqui temos uma listinha preparada com os polos de atendimento próximos a Maricá.

Mas que fique claro, que em acidentes com animais peçonhentos e venenosos, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência que já tem o protocolo emergencial para tratar e encaminhar as vitimas para os devidos locais.

  • Itaboraí
    Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior
    Avenida Prefeito Álvares de Carvalho Júnior, s/n – Nancilândia
    (21) 2645-2386/2639-1034 2268922
    Botrópico, Escorpiônico
  • Niterói
    Hospital Universitário Antônio Pedro
    Rua Marques do Paraná, 303 – Centro
    (21) 2629-9000 0012505
    Fonêutrico, Loxoscélico, Botrópico, Crotálico, Elapídico, Escorpiônico

Apesar de muitos considerarem esses termos como sinônimos, existem distinções conceituais entre animais peçonhentos e venenosos. Ambos produzem toxinas em glândulas ou tecidos, mas os animais venenosos armazenam essas substâncias para defesa contra predadores, enquanto os peçonhentos têm a capacidade adicional de injetá-las ativamente, seja em presas para predar ou em predadores para se defender.

Para a injeção ativa das toxinas, os animais peçonhentos utilizam aparelhos inoculadores como dentes especializados, ferrões, quelíceras, cerdas urticantes, esporões, etc. As toxinas, em quantidades relevantes, causam lesões fisiopatológicas dose-dependentes a um organismo vivo, sendo denominadas zootoxinas quando produzidas por animais, e convencionou-se chamar de venenos as produzidas por animais venenosos, e peçonhas aquelas produzidas por animais peçonhentos. 

As funções desempenhadas por venenos e peçonhas estão relacionadas ao animal produtor destas substâncias: defesa contra predação, no caso dos venenos, e subjugação e detenção de presas e predadores, no caso das peçonhas. Além disso, podem exercer também função digestiva em alguns animais peçonhentos. 

Compreender estes conceitos é fundamental para a correta notificação dos acidentes por animais peçonhentos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, uma vez que nem todo animal produz toxinas, e nem todo animal que produz toxinas é um animal peçonhento.

Lista completa dos polos de atendimento a acidentes com animais peçonhentos:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos/hospitais-de-referencia/hospitais-de-referencia-para-atendimento-rio-de-janeiro/@@download/file

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Follow by Email
Instagram
WhatsApp