Programa de reciclagem interno da Codemar coleta 3 mil toneladas em 2023
Reciclar o que muitos acham que é “lixo” e preservar o meio ambiente se tornou uma importante missão para cuidar do planeta de hoje e das futuras gerações. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) acredita que todos podem fazer a diferença também com as ações do dia a dia.
Há mais de um ano e meio, a empresa criou o programa Recicla Codemar, que implantou diversas ações focadas na reciclagem de resíduos sólidos gerados na própria instituição, visando um processo de mudança de cultura entre seus colaboradores. Atualmente, já é possível ver boas respostas.
O Recicla Codemar, em parceria com a Cooperativa Eccos Sustentável, divulgou o resultado anual de materiais recicláveis coletados por categoria de produtos de janeiro a novembro de 2023. Ao todo, foram 2.995,2 toneladas, divididas em plástico (521,9), papel (1663,4), metal (31,2) e vidro (778,7).
A coordenadora do Recicla Codemar, Juliana Oliveira, apontou o impacto de recursos naturais preservados, medido pela calculadora ambiental. Os dados apontam que a coleta de materiais reciclados economizou ou preservou 163.137,8 litros de água, 33 árvores , 9.260,84 Kwh de energia e 156 kg de minérios.
“O papel dessa calculadora ambiental é mostrar o quanto a gente deixou de utilizar da natureza. Esses números mostram a quantidade dos recursos que nós conseguimos reciclar por conta da coleta feita na Codemar”, destacou a bióloga.
Empregabilidade e renda
O responsável técnico da Cooperativa Eccos Sustentável, Gabriel Machay, destacou no relatório anual que, de acordo com dados da pesquisa científica do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES FEP) Nº02/2020, cada tonelada de material reciclado garante 10 empregos na cadeia produtiva da reciclagem.
“Com a coleta de 3 mil quilos de materiais recicláveis, o programa Recicla Codemar contribuiu com a manutenção de 30 empregos na Cadeia Produtiva da Reciclagem”, acrescentou.
Locais de descarte na Codemar
Cada sala da Codemar contém lixeiras adequadas para a separação dos materiais recicláveis e não recicláveis. A instituição conta com outros locais para a destinação de materiais eletrônicos, óleo de cozinha, papel, plástico, vidro e metal.
As lixeiras estão localizadas na área externa do Aeroporto de Maricá próxima a lanchonete do Brodão, Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maricá, área externa da Codemar próxima ao almoxarifado e calçada do Aeroporto, perto do Hangar 4.