Formatura da primeira turma do passaporte universitário teve 52 formandos
A solenidade realizada no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, contou com a presença do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, que ressaltou a importância de investir na educação.
“Estamos fazendo essa solenidade de entregas desses formandos. O passaporte nasce para transformar a vida das pessoas. Hoje concluímos uma etapa que sempre sonhamos, mostrando para todos que o passaporte é um programa que chegou para transformar a cidade de Maricá, o universo futuro da nossa juventude com muita esperança e convicção que é possível criar uma cidade com oportunidades igualitárias para todos”, afirmou.
Para a secretária de Educação Adriana Costa, a sensação é de dever cumprido. “São 52 famílias que acreditaram nesse programa inovador. O mais importante é que isso irá incentivar nossas futuras crianças. O passaporte é um programa social, que damos conhecimentos através dele, maior herança que podemos compartilhar com eles”, frisou.
Aos 66 anos, Dalmir Caetano dos Santos, morador do bairro da Mumbuca, teve seu sonho realizado. “Fiquei muito feliz por ter a oportunidade de me formar em um curso superior de Gestão Pública, uma área com a qual sempre me identifiquei. Agradeço imensamente ao programa”, revelou emocionado.
“Meus pais estão orgulhosos de mim, sou o primeiro a realizar o sonho de ter uma graduação. A minha meta é só avançar cada vez mais”, comentou Gabriel Machado Augusto, um dos formandos mais jovens, de 25 anos, professor de História.
A cerimonia contou com a presença da Primeira Dama, Rosana Horta; do vice-prefeito, Diego Zeidan, a deputada estadual, Rosângela Zeidan, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino; os vereadores Andrea Cunha, Frank Costa, Hadesh, Robgol e Marquinho; o presidente do Movimento União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), Emerson Pereira.
Passaporte Universitário
O Programa Passaporte Universitário foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2019, com dois tipos de bolsas. A bolsa social é destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos e as bolsas de excelência aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.
As instituições credenciadas são: Universidade de Vassouras; a Universidade Estácio de Sá; a Unilasalle (Faculdade La Salle); Faculdades Cenecistas; e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso).
Entre os cursos oferecidos, estão os de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; Medicina e Sistemas de Informação.
Crédito das fotos: Elsson Campos