Sociedade Brasileira de Geriatria conscientiza sobre o Alzheimer e outras demências

Debate sobre o filme “Kasa Branca”, ação educativa na Praia do Flamengo e Iluminação do Cristo Redentor marcam o mês de conscientização

 

 

Para marcar a campanha “Setembro Lilás”, mês de conscientização sobre a doença de Alzheimer e outras demências, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG-RJ) promoverá diversas ações, nos próximos dias 16, 19 e 21/09, em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz).

 

Com o tema “Pergunte sobre Alzheimer”, a campanha quer incentivar a busca por informação confiável e tirar dúvidas sobre a doença. E a pergunta pode ser o começo de tudo para encontrar os caminhos do cuidado, com diagnóstico precoce, acesso a tratamento, reabilitação e apoios para preservar a autonomia e a qualidade de vida.

 

 

No Rio de Janeiro, as ações de conscientização acontecem a partir desta terça-feira (16), com a exibição gratuita do filme “Kasa Branca”, seguida de debate, no Centro Cultural da Justiça Federal. Na sexta-feira (19), um encontro com especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde vai discutir os avanços no cuidado, redes de apoio e políticas públicas no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. No domingo (21) será realizada uma ação educativa na orla da Praia do Flamengo, altura do Posto 3, com distribuição de material informativo, atividades culturais e rodas de conversa. À noite, o monumento do Cristo Redentor será iluminado na cor lilás, simbolizando o Dia Mundial do Alzheimer. 

 

 “A doença de Alzheimer é a principal causa de demência no mundo e cada vez mais comum no nosso país, com impactos profundos para o indivíduo, a família e a sociedade. Informação atualizada, diagnóstico correto, tratamento adequado e cuidado humanizado são as melhores formas de combatê-la. O geriatra e os especialistas em gerontologia são essenciais no cuidado das pessoas que vivem com Alzheimer, promovendo autonomia, dignidade e qualidade de vida em todas as fases da doença”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do RJ, geriatra Ivan Abdalla Teixeira.

 

 

De acordo com a SBGG, as terapias de reabilitação e das intervenções não medicamentosas são formas eficazes de promover qualidade de vida e incentivar o diagnóstico precoce, que ajuda na estruturação do tratamento adequado. O cuidado aos pacientes e familiares com doença de Alzheimer deve ser multidisciplinar e com foco em preservar autonomia, dignidade e a qualidade de vida.

 

Para a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RJ, Beatrice Carvalho, do diagnóstico ao acompanhamento, o tratamento com geriatra e especialista em gerontologia é fundamental para um cuidado adequado em todas as fases da doença, do diagnóstico ao acompanhamento.

 

“O especialista é um diferencial no diagnóstico precoce e no cuidado com a pessoa com doença de Alzheimer. Como é uma doença com expectativa significativa do aumento do número de casos no mundo, e o Brasil será extremamente afetado, é importante ter cada vez mais profissionais especializados que possam ajudar no diagnóstico precoce. Algumas intervenções conseguem estabilizar a doença de Alzheimer”, destacou.  

 

Setembro Lilás – O Setembro Lilás é reconhecido internacionalmente como o mês mundial  de conscientização sobre o Alzheimer e foi instituído pela Alzheimer's Disease Internacional (ADI), com o objetivo de ampliar o diálogo e a disseminação de informações sobre a doença.

 

Programação

 

16/09 – 18h: Cine debate “Conscientização sobre o Alzheimer” com a exibição do filme “Kasa Branca”, seguida de debate.  Gratuito.

Local: Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241)

Sinopse: Dé é um adolescente negro da periferia do Rio de Janeiro que descobre que sua avó está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida da mulher. Direção: Luciano Vidigal.

 

19/09 – 10h às 16h30: I Encontro do CDA, APAZ e SBGG-RJ – “O cuidado Interdisciplinar Centrado na Pessoa Idosa com Demência”, Auditório Leme Lopes, sede do Centro para Doença de Alzheimer (CDA), no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Av. Venceslau Brás, 71 – Fundos, Botafogo).

O encontro vai reunir especialistas, pesquisadores e profissionais da saúde para discutir avanços no cuidado, formação de redes de apoio e políticas públicas voltadas às pessoas que vivem com demência e seus familiares cuidadores.

 

21/09 – 9h às 14h: Ação educativa na Praia do Flamengo, altura do Posto 3. O evento é aberto ao público e terá atividades culturais, verificação de pressão arterial e dos níveis de glicose, além da distribuição de material educativo e roda de conversa.


Participam da ação representantes da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG-RJ), Associação de Neurologia (ABN-RJ), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (CREFITO-2), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Liga Acadêmica de Neurologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

 

21/09 – Para marcar o Dia Mundial do Alzheimer, o Cristo Redentor será  iluminado na cor lilás, reforçando a visibilidade da causa e o compromisso com os direitos das pessoas que têm demência.

 

Foto: Gabriel Ferreira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp