Casa do Trabalhador Itinerante ajuda moradores de Itaipuaçu com cadastramento de currículos e orientações para o mercado de trabalho

26ª edição aconteceu sexta-feira e sábado no Barroco, em Itaipuaçu, e ofereceu serviços com foco em empregabilidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, finalizou neste sábado (05/04) a 26ª edição da Casa do Trabalhador Itinerante. Dessa vez, o Barroco, no distrito de Itaipuaçu, recebeu o evento, que começou na sexta-feira (04/04). O evento disponibilizou serviços de digitação e cadastramento de currículos, orientações jurídicas sobre direitos trabalhistas; direcionamento vocacional; dicas para entrevistas; palestras e workshops com foco em empregabilidade.
Durante os dois dias, os profissionais da Casa do Trabalhador cadastraram currículos e encaminharam para empresas parceiras, ampliando as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. Caso o candidato se enquadre no perfil desejado pela empresa, ele pode ser direcionado para o processo seletivo da empresa. O município possui ainda o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que disponibiliza vagas de emprego em diversas áreas de atuação.
A iniciativa teve, ainda, a presença de assistentes sociais, psicólogos e equipe jurídica, garantindo um atendimento completo e humanizado aos trabalhadores da região. Serviços como corte de cabelo (masculino e feminino) e de design de sobrancelha também foram oferecidos para a população.
Entre as instituições presentes estiveram a Embelleze, que oferece cursos gratuitos como especialistas em cachos, tranças e dread, penteado, depilação, barbeiro e alongamento de cabelo) e o Instituto Vitae, que disponibiliza gratuitamente qualificação em maquiagem e design de sobrancelhas. A ação teve ainda a palestra com a psicóloga Aline Ritter, apresentação de música ao vivo com a cantora Amanda Dilva e Jefferson Oliveira.
A 27ª edição da Casa do Trabalhador Itinerante acontece no próximo fim de semana, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A iniciativa já percorreu diversos bairros da cidade, como Ponta Negra, Bambuí, Mumbuca, Caxito, Itapeba, Inoã, Jaconé e outras áreas de Itaipuaçu, consolidando-se como uma política pública de inclusão produtiva e valorização da força de trabalho local.
Crédito: Bernardo Gomes