PED2025: PT Decide Retomar Eleição Direta para Escolha do Presidente do Partido

Brasília, 19 de fevereiro de 2025 – O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, em votação realizada na segunda-feira (17), retomar o processo de eleição direta (PED) para a escolha do presidente da legenda. A decisão foi tomada por 61 votos a 24, e a eleição está marcada para julho deste ano.

A proposta de retomar o PED foi levada a votação após intensa discussão entre as correntes internas do partido. As correntes de esquerda, Democracia Socialista e Resistência Socialista, queriam manter a escolha do presidente em congresso partidário, como ocorreu em 2017 e 2019, quando Gleisi Hoffmann foi eleita presidente. No entanto, a proposta foi derrotada na reunião do diretório nacional.

A decisão de acabar com a eleição direta de presidente havia sido tomada pelo PT no segundo semestre de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e implantada na eleição interna do ano seguinte. A mudança era uma reivindicação dos grupos de esquerda do partido, que argumentavam que as eleições diretas ocorrem sem discussão interna e são contaminadas por caciques que transportam filiados para votar.

A retomada do PED é vista como uma vitória para a corrente majoritária da legenda, a Construindo um Novo Brasil (CNB), que apoia a volta do modelo de votação. O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, é o favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo, mas enfrenta forte resistência dentro do grupo. Aliados de Edinho avaliaram como positiva a retomada do processo de eleição direta, acreditando que ele tem mais chances de vencer com o voto dos filiados.

No Rio de Janeiro, a eleição direta para presidente do PT também promete ser acirrada. A principal concorrente é Luciana Novaes, atual vereadora e primeira suplente da federação PT-PV-PCdoB. Luciana tem uma base de apoio significativa no estado e está se preparando para uma campanha intensa, também há rumores de que Quaquá vai lançar o nome de Fabiano Horta, ex-prefeito de Maricá, para presidente do partido.

Resolução de Calendário para o PED 2025

Além da decisão de retomar o PED, o Diretório Nacional do PT emitiu uma resolução detalhando o calendário e as diretrizes para o processo eleitoral de 2025. A resolução estabelece os seguintes pontos:

  • Votação: Será realizada no dia 6 de julho de 2025, com a utilização de urnas eletrônicas.
  • Participação: Poderão participar do PED os Diretórios Municipais registrados na Justiça Eleitoral até 30 de abril de 2024.
  • Direito ao Voto: Poderão votar e ser votados(as) no PED os(as) filiados(as) que tenham seus pedidos de filiação registrados no Sisfil até o dia 28 de fevereiro de 2025, desde que não tenham sido impugnados de acordo com as normas estatutárias.
  • Encontro Nacional: Será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de agosto de 2025.
  • Encontros Estaduais: Serão realizados entre os dias 19 e 27 de julho de 2025.

A decisão de retomar o PED marca um retorno ao modelo de votação instituído originalmente em 1999, no 2º Congresso do partido, comandado pelo ex-ministro José Dirceu, na época presidente nacional do PT.

REGULAMENTO DOS ENCONTROS MUNICIPAIS E PRÉVIAS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp