Vinte e seis animais disponíveis ganham novo lar na feira de adoção
Iniciativa da Secretaria de Bem-estar Animal aconteceu na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Bem-estar Animal, promoveu neste sábado (25/01) a primeira feira de adoção de cães e gatos do ano. A iniciativa aconteceu na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e permitiu que todos os 26 animais (entre 20 cães e seis gatos resgatados das ruas ou entregues por cidadãos) e disponíveis para a adoção encontrassem uma nova casa.
A ação teve o apoio de protetores locais e voluntários que cuidam dos animais até que estejam prontos para a adoção. Todos os pets disponíveis já passaram por vermifugação, e os adultos estão castrados. Para os filhotes, a Secretaria oferece castração gratuita a partir dos seis meses de idade.
O responsável da secretaria, Robson Teixeira da Silva (Robgol), destacou a celeridade do tempo em que os animais foram adotados, despertando o interesse da população. “É um projeto que já existia e na nossa gestão é a primeira feira. Foi um sucesso porque muitos animais foram adotados ainda no período da manhã, o que mostra que a população abraça o projeto com carinho. Hoje foi o primeiro passo, mas tenho certeza que faremos o melhor para o bem-estar animal do município”, afirmou.
Geysel Américo, de 37 anos, foi ao local com a sua família (filha e esposa) para adotar um animalzinho. “A gente tinha um cachorrinho que ficou conosco durante oito anos e faleceu ontem. Minha filha ficou bem triste e resolvemos adotar um cãozinho para dar amor e alegrar o ambiente de casa”, destacou o motorista que mora em Jaconé.
Quem também esteve no local e adotou um cãozinho foi Roberta Pessanha, de 42 anos. A professora da rede municipal de ensino disse que adotou um cão para ajudar na terapia de filho que é autista. Além do mais, ela incentivou o ato de adotar animais. “Acho excelente ter campanhas como essas porque são muitos pets que as pessoas abandonam nas ruas. Imagina! Com esse calor, os cães e gatos na rua, sem água e sem comida. Por isso, é de extrema importância que a população adote esses bichinhos”, reforçou.
Para adotar um animal, é necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e ser maior de idade.
A Prefeitura reforça seu compromisso com o bem-estar animal, promovendo adoções responsáveis e conscientizando a população sobre a importância dos cuidados com os pets.