Educação promoveu exposição de pintura e desenho na semifinal do Festart
Apresentação com 86 obras de alunos da rede municipal integra aconteceu na Casa de Cultura
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (17/10), as semifinais das categorias Pintura e Desenho da 5ª edição do Festival Estudantil de Artes de Maricá (Festart). A Exposição aconteceu na Casa de Cultura, no Centro, e reuniu diversos alunos e professores, além do público em geral. Ao todo, 86 obras foram apresentadas, com 63 desenhos e 23 pinturas. O festival reúne todas as escolas da rede nas modalidades de pintura, desenho, canto – individual e coletivo, poesia, teatro e dança.
A gerente de projetos intersetoriais da Secretaria de Educação, Priscila França, explicou que as primeiras etapas acontecem dentro das escolas, nas categorias pré-infantil, infantil, infanto juvenil, juvenil e adultos, com os alunos da Escola de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
“Acho o projeto fundamental porque estimulamos a arte dentro das escolas e como temos essa fase escolar, damos a oportunidade de todos participarem. Nessa primeira fase não tem nenhum critério de participação, basta o interesse do aluno. Sabemos da importância da arte, da música, da cultura dentro das escolas e como que elas caminham junto com a parte pedagógica, porque despertamos as habilidades dos alunos, por meio do festival”, afirmou.
Com três alunos participando da exposição nas categorias de desenho e pintura em tela, o diretor da Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, Guilherme Muniz falou sobre a alegria de ter alunos interessados em arte. “Incentivar a arte é fundamental na forma de expressão e eu como professor de arte também, formado, me sinto muito feliz em ver o engajamento de toda a escola nesse movimento em prol da arte e com a temática de Maricá que valoriza a nossa cultura, nossas características locais. Os alunos estão muito engajados em mostrar os seus trabalhos e realizar com capricho, com dedicação, para que possam construir o melhor a ser apresentado”, disse.
Yasmin Reyneres, de 14 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, desenhou uma espécie de uma rosa com vários significados. “Significa a arte saindo do corpo de várias formas diferentes. Tem uma luz, como se tivesse duas ideias, tem plantas, flores, como se fosse as inspirações saindo. O livro é sobre aprendizado que sempre esteve presente na minha vida“, descreveu a menina.