Pediatria do Che completou um ano de cuidado às crianças
Cerca de 500 pessoas encaminhadas já foram atendidas no local, que conta com leitos de UTI e enfermaria cirúrgica
O setor pediátrico do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, celebrou na quinta-feira (03/10) um ano em funcionamento, garantindo assistência qualificada a cerca de 500 crianças que já passaram por cuidados no espaço. No local, há cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros cinco de enfermaria cirúrgica. A pediatria é direcionada a pacientes referenciados, recebidos na unidade hospitalar por ambulâncias, helicópteros ou com encaminhamento da Central de Regulação do município.
O setor é direcionado aos pacientes atendidos na cidade, solucionando a demanda local para esse tipo de serviço, o que evita a transferência de crianças que precisam de leitos de UTI para unidades de referência na região, oferecendo essa assistência em Maricá. O espaço também possui leito de isolamento respiratório e uma brinquedoteca, disponibilizando às crianças internadas ações lúdicas e de lazer, com acolhimento humanizado e momentos de entretenimento.
Os dados do primeiro ano ressaltam a assistência de ponta oferecida no local: nos leitos de UTI, 96% das crianças retornaram para suas famílias, com uma taxa de mortalidade de apenas 4% — o que está abaixo do índice nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Já na enfermaria cirúrgica, todas as abordagens multiprofissionais tiveram 100% de eficácia, sem registro de óbitos, cirurgias pediátricas que utilizam os protocolos mais recentes e equipes qualificadas à disposição do público infantil.
Na quinta-feira (03/10), aniversário do setor pediátrico, foi realizada uma comemoração direcionada aos colaboradores, além de entregues presentes às crianças internadas, simbolizando a data. A diretora de enfermagem do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Ana Paula Silva, ressaltou o impacto da ala pediátrica na saúde da população infantil.
“A implementação dos leitos de UTI e enfermaria pediátrica refletiu na assistência de qualidade e humanizada oferecida às crianças no hospital, seguindo os princípios do SUS. Com isso, oferecemos o acesso ao tratamento adequado e de forma eficiente, transformando a vida das pessoas. Isso é o resultado do trabalho contínuo de toda equipe profissional, gerando também índices positivos do cuidado”, pontuou.
Referência em cirurgias e no atendimento ao trauma
O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara é a referência na cidade para cirurgias de 17 especialidades, agendadas pela Central de Regulação do município, além de contar com atendimento ao trauma referenciado. É importante lembrar que a porta de entrada para atendimentos de emergência por livre procura (demanda espontânea) no município são: o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Inoã, e a UPA Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu.
De julho de 2022 a julho de 2024, foram registrados cerca de 22 mil procedimentos cirúrgicos no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. No setor de trauma referenciado da unidade, onde são recebidas pessoas por ambulâncias, helicópteros ou encaminhamento de outros serviços, foram aproximadamente 27 mil assistências oferecidas.
Além disso, na unidade hospitalar, são disponibilizados exames diversos no Centro de Imagem, que incluem ultrassonografia, tomografia, doppler, raios-x, ecocardiograma, colonoscopia, dentre outros. Eles são marcados pela Central de Regulação do município e, no total, já foram registrados mais de 72 mil oferecidos à população.
O hospital também possui um Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele aos pacientes encaminhados; atendimento ambulatorial pré e pós-cirúrgico; e realiza a captação de órgãos para transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Link para fotos (crédito: Evelen Gouvea):