Idosos da casa-abrigo ‘Meu Lar em Maricá’ debatem Setembro Amarelo
A PRefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta sexta-feira (27/09), na casa-abrigo para idosos ‘Meu Lar em Maricá’, no Centro, uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. O loca, que é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, recebeu psicólogos, neuropsicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e cuidadores, para falar sobre o mês.
De acordo com a pasta, o Setembro Amarelo nos convida a refletir sobre a importância da saúde mental em todas as etapas da vida, especialmente entre os idosos. À medida que envelhecem, enfrentam desafios emocionais que podem ser difíceis de lidar, como a solidão, perdas e mudanças nas rotinas.
Neste mês, vamos nos unir para apoiar nossos idosos. Uma simples conversa, uma visita ou até mesmo uma ligação pode fazer toda a diferença. É fundamental criar um espaço seguro onde eles possam compartilhar seus sentimentos e experiências.
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que ofertam ações de inclusão, como as atividades de oficina, terapias, passeios e bailes. Além disso, oferece oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico, entre outras.
Os cursos gratuitos são voltados para pessoas a partir dos 60 anos e as matrículas podem ser feitas na sede da Secretaria na Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685.
Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (somente para atividade física), uma foto 3×4 e comprovante de residência.