Alunos de curso do Museu Casa Darcy Ribeiro têm aula especial com o historiador Antonio Marcelo
O curso é ministrado por Sady Bianchin, diretor de Economia Criativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A empresa é a responsável pela construção e concepção do museu que ocupa o imóvel onde o educador Darcy Ribeiro morou.
“A minha contribuição para o curso é chamar a atenção para os diversos matizes da contribuição dos povos africanos, passando inclusive pela maneira como eles são trazidos para cá. Chamar a atenção para o fato que estamos falando de diversas áfricas. São muitas as culturas que são trazidas, com suas características e diferenças marcantes, até mesmo religiosas. O impacto podemos ver até na nossa língua portuguesa falada aqui, que tem cerca de 40% de origem na África, notadamente nos povos bantos”, afirmou Antonio Marcelo.
O curso
Segundo Sady Bianchin, o curso, que vai até dezembro, é baseado em quatro grandes aspectos da formação de nossa cultura:
“Começamos com a formação do nosso povo em suas matrizes étnicas, depois vamos abordar as tradições e cultura popular. O terceiro momento é do Modernismo e, depois, vem a cultura contemporânea. Vamos receber aqui ainda muitas colaborações valiosas de visitantes de renome em seu campo de estudo, como é o caso do doutor Antonio Marcelo.
O curso acontece às tardes de quinta-feira no auditório do Museu Casa Darcy Ribeiro, na Praia de Cordeirinho. A participação é gratuita. Além do curso “A formação da cultura brasileira”, há ainda o “Literatura comparada” na obra de Darcy Ribeiro, ministrado pela mestre Rita Rosa, no mesmo dia.
O Museu Casa Darcy Ribeiro fica na Rua Darcy Ribeiro, de frente para a Praia de Cordeirinho. As salas de exposição funcionam de quarta a sexta, das 10h às 17h (entrada até 16h); e sábados, domingos e feriados das 11h às 18h (entrada até 17h). A entrada é gratuita. Outras informações pelo e-mail contato@casadarcyribeiro-marica.org.br .