Shows católicos fecharam comemorações no dia de Nossa Senhora do Amparo
Após missa campal e procissão, fiéis curtiram apresentações musicais na Praça Orlando de Barros Pimentel

Apoiada pela Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Assuntos Religiosos e de Turismo, a Festa de Nossa Senhora do Amparo teve um dia cheio nesta quinta-feira (15/08), dia da padroeira de Maricá. Após uma programação que contou com alvorada e diversas missas durante o dia, além da tradicional procissão, os fiéis fecharam o dia com muita música e louvor à Virgem do Amparo.

Após a procissão, a primeira cantora a subir ao palco e se apresentar foi Karen Keldani. Com clássicos católicos como “Nas Asas do Senhor”, “Romaria” e “Noites Traiçoeiras”, a cantora elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maricá em proporcionar shows católicos para a população. “Estou muito feliz em ver que a cidade destina um espaço, um tempo e uma grande festa para a nossa mãe, Nossa Senhora do Amparo”, disse a cantora.

“Eu entendo que existem várias religiões e que o Estado é laico, mas também sabemos que as nossas crenças se confundem com a história e até mesmo com a cultura popular. É uma maneira até para que outras religiões se façam presentes para conhecer a história. A Igreja Matriz é bem antiga, então acaba se contando, através da fé, um pouco da história da cidade. A gente não pode perder essas raízes, não só de fé, mas da história”, completou Karen.

Vale lembrar que o primeiro adensamento urbano em território maricaense não começou na atual região central do município. O primeiro núcleo urbano de Maricá foi na região de São José do Imbassaí. No entanto, no século 18, um problema de saúde pública fez com que a população começasse a migrar para a outra margem do complexo lagunar de Maricá, iniciando a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. A consolidação da migração para a Vila de Santa Maria aconteceu, mais intensamente, no século 19, já que a construção do templo religioso teve início no final do século 18.

Outra atração da noite, Eliana Ribeiro destacou a importância de ter uma festa devotada à padroeira com toda a dimensão dada como em Maricá. “É um grande sinal do amor de Deus e ter uma prefeitura que apoia eventos como esse é algo incrível. Eu desejo que a prefeitura e toda a comunidade local, principalmente a igreja católica, continue e que muitas pessoas possam fazer essa experiência do amor de Deus em eventos como esse. É uma alegria muito grande passar aqui por esse lugar maravilhoso que acolhe tantos que acreditam no amor de Deus”, comentou.

Prata da casa, Marianna Cunha fechou a noite e ressaltou a tradição tão presente nessa data, que festeja a Virgem do Amparo, padroeira de Maricá. “Eu fico muito feliz e muito honrada de poder fazer parte do dia da Padroeira. Até porque eu sempre acompanhei essa festa, eu sempre fui às festas tradicionais aqui da Padroeira junto com a minha avó e às procissões. É muito significativo pra mim poder me apresentar, é muito bacana. Só felicidade, fico muito feliz de poder ter esse privilégio”, comemorou.

Moradora de Itaboraí, a cantora Virgínia Maldonado fez uma participação especial no show de Karen Keldani e disse ter se impressionado com a programação montada para a comemoração de Nossa Senhora do Amparo. “Quando vi a programação da festa de todos os dias, eu fiquei impressionada. Realmente é uma valorização da música católica, porque é boa e acho que encontra pouco espaço. Graças a Deus que nós encontramos esse espaço aqui na cidade de Maricá”, disse.

Melissa Souza, de 28 anos, também comemorou a presença de grandes nomes da música católica na cidade. “Ter shows com grandes artistas, como o Belo, o Thiago Martins, é bem legal, mas temos uma programação católica também que é incrível. A Karen, a Eliana, a Rosa de Saron, por exemplo, são referências na música católica. E esse tipo de festa também contribui para lançar a semente de Maria no coração de todos”, disse a estudante universitária moradora do Boqueirão.

Programação segue até domingo
Os shows que, nesta edição da festa, retornaram para a Praça Orlando de Barros Pimentel, seguem até domingo (18/06). As atividades começaram na quarta-feira (14/08), com as apresentações da prata da casa Jô Borges e o consagrado cantor de pagode Belo, que retornou à cidade após se apresentar na comemoração dos 209 anos de Maricá, em 2023.

Na sexta-feira (16/08), as apresentações serão de Maurinho (20h), Fraternidade São João Paulo II (21h30) e Thiago Martins (23h). Já no sábado, 17/08, estarão no palco a maricaense Bruna Mandz (19h), banda Rosa de Saron (20h30) e o cantor Vitor Kley (23h). Encerrando a maratona, o domingo (18/08) terá shows dos cantores Vivi Serrano (20h) e Babby do Cavaco (22h).

Link para fotos (crédito: Clarildo Menezes): https://flic.kr/s/aHBqjBDF1c

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp