Centenas de fiéis marcam presença na missa solene e procissão de N. S. do Amparo
Apoiada pela Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Assuntos Religiosos e de Turismo, a celebração em prol de Nossa Senhora do Amparo reuniu centenas de fiéis nas missas solene e campal e na procissão com a imagem da santa nesta quinta-feira (15/08). O dia contou com diversas atividades litúrgicas para celebrar a padroeira do município.
Logo no início da manhã, a alvorada saiu da Praça Conselheiro Macedo Soares (popularmente conhecida como “Praça do Turismo”) em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. Às 7h, 9h e 11h aconteceram celebrações no principal templo católico de Maricá, sendo esta última a tradicional Missa Solene.
O ato litúrgico foi ministrado pelo Padre Wellington Dahan dos Santos, que exaltou Nossa Senhora do Amparo. Vale lembrar que o templo católico foi um dos fatores responsáveis por fazer com que o núcleo urbano se deslocasse para a região do Centro no século 19 – a construção da igreja começou no final do século 18.
Representando o prefeito Fabiano Horta, a primeira-dama Rosana Horta lembrou da importância da festa enquanto momento de congraçamento da população de Maricá. “Quando éramos meninas, crianças, a gente guardava a melhor roupa para esse dia. É muito bonito de ver as famílias, a cidade toda vem para a rua, a festa é linda, os amigos se encontravam. Era e ainda é o ápice de Maricá, junto com o aniversário da cidade. Sempre foi uma tradição e que ela nunca morra. É lindo, o povo ama e o povo merece”, destacou.
O secretário de Assuntos Religiosos,Jessé Paz, ressaltou que o papel institucional da pasta é garantir a laicidade do Estado apoiando eventos de todas as denominações. “Tudo o que fazemos aqui é tentar visibilizar ao máximo todas as religiões e dar o apoio para que elas possam utilizar os equipamentos públicos para fazer o uso dos seus sagrados, para que possam se expandir. Ver essa festa retornar para o Centro da cidade traz uma alegria muito grande, não só para os devotos, mas também para a paróquia, que teve esse desejo realizado”, afirmou.
Momento de fé e devoção
Os fiéis que participaram das atividades aproveitaram o momento para estreitar seus laços de fé e reforçar os pedidos à intercessora. Na procissão, que sucedeu a missa campal na Praça Orlando de Barros Pimentel, as bênçãos da Virgem do Amparo foram rogadas à cidade. Quem participou pode renovar a fé.
Moradora do Centro, Helienay Machado cresceu frequentando a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e, após adulta, não se desviou dos caminhos e valores cristãos. “Passei toda a minha vida dentro da Igreja. Batizado, primeira comunhão, crisma, encontro de jovens, tudo. Sempre acompanhando essa festa, desde novinha, e estou fazendo o mesmo com meu filho, que tem quatro anos, já aprendendo o valor da fé, com o tercinho dele no braço, já sabe quem é Jesus, quem é Maria, e já aprendeu a importância deles na nossa vida”, contou.
Mariana França, moradora do Piquete, aproveitou a Festa de Nossa Senhora do Amparo para agradecer à padroeira do município pela recuperação após um grave acidente ocorrido recentemente.
“A festa está maravilhosa, como sempre foi. E está sendo uma forma de eu poder agradecer. Sofri um acidente no ano passado muito grave, quase morri, e hoje eu vim agradecer. A procissão representou, para mim, a consolidação de uma fé muito viva que tenho em Nossa Senhora. E hoje eu vim agradecer pelo dom da vida que me foi dado novamente, por conseguir estar aqui, de pé, para essa missa e a procissão.
Programação segue até domingo
Os shows que, nesta edição da festa, retornaram para a Praça Orlando de Barros Pimentel, seguem até domingo (18/06). As atividades começaram na quarta-feira (14/08), com as apresentações da prata da casa Jô Borges e o consagrado cantor de pagode Belo, que retornou à cidade após se apresentar na comemoração dos 209 anos de Maricá, em 2023. Nesta quinta (15/08), subiram ao palco Karen Keldani, Eliana Ribeiro e Marianna Cunha.
Na sexta-feira (16/08), as apresentações serão de Maurinho (20h), Fraternidade São João Paulo II (21h30) e Thiago Martins (23h). Já no sábado, 17/08, estarão no palco a maricaense Bruna Mandz (19h), banda Rosa de Saron (20h30) e o cantor Vitor Kley (23h). Encerrando a maratona, o domingo (18/08) terá shows dos cantores Vivi Serrano (20h) e Babby do Cavaco (22h).