Inscrições para membros da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura começam nesta segunda 1º de julho
A Prefeitura de Maricá, por meio do Fórum Permanente Cultural de Maricá, promove na segunda-feira (08/07) a VIII Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, que tem o objetivo de eleger os membros da sociedade civil para o conselho municipal de política cultural de Maricá na gestão 2024/2025, assim como escolher mais um segmento para representar a sociedade civil. O edital de convocação foi publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) edição 1607, de 26 de junho de 2024.
Poderão participar da conferência todos os munícipes fazedores de cultura ligados às suas linguagens específicas com direito a fala e voto; munícipes inscritos com direito a fala. Convidados também poderão discursar durante o evento.
Para participar, é necessário se inscrever (tanto os eleitores, quanto os candidatos) entre os dias 01/07 e 05/07. Quem pretende se eleger em alguma cadeira precisa acessar o link https://bit.ly/3xCJJLo. Já os eleitores acessarão o link https://bit.ly/3xvwRqq para efetuar a inscrição. As inscrições também podem ser realizadas presencialmente na sede da Secretaria de Cultura, que fica na Rua Adelaide de Souza Bezerra 104 – Centro. O local funciona das 09h às 17h.
Na aprovação do Regimento Interno, será escolhido o segmento da nova cadeira pela plenária e o credenciamento para votação na nova setorial.
A programação prevê abertura solene às 18h15 (antes haverá credenciamento). Às 18h30, haverá a leitura e aprovação do Regimento Interno da VIII Conferência Extraordinária Municipal de Cultura de Maricá. Os candidatos a conselheiros serão apresentados a partir das 19h e, uma hora depois, acontecerá a eleição.
A apuração dos votos está prevista para iniciar às 20h30. Às 21h, acontece a apresentação dos membros da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural como último ato da conferência.
Os segmentos já designados que representarão a sociedade civil no conselho serão:
1) Teatro e circo;
2) Música;
3) Artes Audiovisuais;
4) Patrimônio Artístico e Arquitetônico;
5) Artes Plásticas;
6) Literatura e Biblioteca;
7) Dança;
8) Movimentos Sociais, (federações, sindicatos, OCIPs, Fóruns, ONGs, associações);
9) Movimentos populares, (coletivos organizados);
10) Cultura Popular (festejos de rua, folguedos, carnaval, festas típicas, manifestações religiosas;
11) Artesanato;
12) Cultura afro-brasileira;
13) Cultura indígena;
14) Cultura Urbana (grafitti, rap, hip-hop, slam, dança de rua, skateboard, batalha de rap, batalha de passinho, beatbox)