Prefeitura monta esquema de segurança, transporte e trânsito para o Arraiá 2024
A programação deste fim de semana acontece na Av. João Saldanha, na Barra de Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), preparou uma operação especial para os moradores e visitantes da cidade aproveitarem o Arraiá de Maricá, que acontece neste fim de semana, de 05 a 07/07, na Av. João Saldanha, na Barra.

Além dos horários regulares das linhas, a Empresa Pública de Transportes (EPT) vai reforçar a frota para o evento. Os coletivos da linha E-12 (Centro X Barra) sairão com intervalos reduzidos, conforme a demanda, com destino à Barra, das 19h às 22h, nos dias de evento.

O local de embarque do público que vem do Centro, após o show, será na rotatória de Zacarias, conforme determinação da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran). Os coletivos não entrarão mais na área de eventos, pois todos os pontos da Av. João Saldanha estarão desativados. A volta para casa de quem pretende acessar os bairros de Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra será na Rua 13. As alterações visam melhorar o escoamento do fluxo pós-evento.

Para que os moradores do 3º e 4º distritos também possam aproveitar o Arraiá na Barra, haverá saída de ônibus extras da Rodoviária do Povo (Centro) para Itaipuaçu nas linhas E30 (Centro x Recanto via Flamengo), E30A (Centro x Recanto via Avenida) e E31 (Centro X Rua 128 via Cajueiros), nos seguintes horários:

•E30: 1h / 1h30 / 2h
•E30A: 1h15 / 1h45 / 2h15
•E31: 1h20 / 2h20

Além dessas viagens, haverá o reforço nas seguintes linhas do 1° e 2° distritos:

* E01A (Centro X Ponta Negra via Vale da Figueira): 01h30 / 02h30
* E02 (Centro X Ponta Negra via Cordeirinho): 01h10 / 01h30 / 01h50 / 02h10
* E05 (Centro X Lagarto): 1h30 / 2h30
* E07 (Centro X Caxito via Alecrim): 2h20
* E09 (Centro X Guaratiba via Caju/Interlagos/Ponte Preta): 1h20 / 2h30
* E10 (Centro X Bambuí via Manoel Ribeiro): 2h
* E13 (Centro X Parque Nanci via Itapeba): 1h10 / 2h20
*E15 (Centro X Retiro via Cova da Onça): 2h20

Vermelhinhas
O funcionamento das estações 17 (Barra I), 18 (Barra II) e 19 (Marielle Franco) de bicicletas vermelhinhas será suspenso das 12h de sexta-feira (05/07) até as 22h de domingo (07/07), localizadas na Barra de Maricá. O funcionamento será normalizado na segunda-feira (08/07).

A medida será adotada devido ao grande fluxo de pessoas que estarão circulando pela Barra de Maricá, onde acontecem os shows, e tem o objetivo de oferecer segurança e garantir a mobilidade de pedestres.

Bloqueios e acessibilidade
Por se tratar de um evento apenas com artistas locais, a Sectran entende que a quantidade de pessoas circulando pelo bairro será menor. Sendo assim, a operação ocupará um perímetro menor.

O sistema de mão dupla será implantado na Av. Maysa, no trecho que compreende a Rua 12 e a Rua Domenico Porto (antiga Rua 10). Além disso, se o setor operacional julgar necessário, novas mudanças poderão ser realizadas.  

Garrafas de vidro estão proibidas
A Coordenadoria de Posturas do 1º e 2º distritos vai atuar de forma educativa e preventiva para coibir o uso de garrafas de vidro, que podem ocasionar riscos para os frequentadores dos shows. A ação contará com dois fiscais e 60 profissionais entre apoios e agentes distribuídos pelos locais de festa.
Recipientes de plástico serão disponibilizados para as equipes realizarem a troca nas barreiras que serão montadas ao longo do evento.

Identificação de crianças
As equipes da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar, farão a identificação de 890 crianças com pulseiras, das 18h às 22h. Nelas, constarão o nome da criança e o telefone de contato do responsável para facilitar a localização.

Segurança Pública
Para garantir a segurança durante o Arraiá, a Guarda Municipal atuará com 51 agentes por dia. Outros 24 profissionais, sendo 14 policiais militares que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e 10 agentes operacionais da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) reforçarão a proteção de moradores e visitantes.

O trabalho das equipes contará com o auxílio de 15 viaturas, sendo cinco da Guarda Municipal, sete do Proeis e três da Seop; 568 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, sendo 19 de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) responsáveis pelo monitoramento urbano; um reboque à disposição das equipes e uma base móvel para ampliar o monitoramento do local de evento.

Foto: katito Carvalho

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Follow by Email
Instagram
WhatsApp