Saúde promove oficina para qualificar gestores das unidades de Urgência e Emergência


Atividade abordou o modelo Lean Healthcare, apresentando conceitos para melhorar os processos de trabalho e a assistência oferecida

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu na quinta-feira (11/04), na Universidade de Vassouras, uma oficina sobre a metodologia Lean Healthcare aos gestores das unidades de Urgência e Emergência que atendem a população por livre demanda no município. Na atividade formativa, foram apresentados conceitos e ferramentas dessa abordagem, que possibilita a qualificação da assistência oferecida aos pacientes através de melhorias nos processos gerenciais, de trabalho, acolhimento e alinhamento coletivo.

Cerca de 30 profissionais participaram da formação, incluindo do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, além de gestores da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar). A oficina foi ministrada pela secretária de Saúde, Juliana Nogueira, integrando também a sua pesquisa de mestrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que aborda as dinâmicas e olhares aos processos de trabalho nas unidades de urgência de portas abertas da cidade.

A ação possibilitou que os presentes entendessem as nuances da metodologia, propondo soluções inteligentes para promover qualidade em saúde, boas práticas nos serviços e superar desafios ainda presentes em nível nacional, como a desigualdade social, a alta demanda e o custo elevado de operacionalização de diversos procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao final da atividade, os participantes realizaram um teste para avaliar a apreensão dos conhecimentos compartilhados.

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, reforçou o papel do método para otimizar a gestão em saúde, detalhando os diferenciais proporcionados aos serviços.

“A Lean Healthcare é uma metodologia aplicada à saúde que já existe há mais de duas décadas e atravessa a nossa atuação. Para as unidades de urgência e emergência de portas abertas de Maricá, é importante entender o método para reduzir os gargalos, principalmente a superlotação. Por isso, precisamos organizar os processos de trabalho, conhecê-los, mapeá-los e fazer o principal, que agrega valor na visão do paciente. Ele é o centro do cuidado, então precisa ser integrado a esse processo, o que foi um dos objetivos da oficina”, pontuou.

Método aplicado no cuidado aos pacientes

O Lean Healthcare possui fundamentos essenciais e que impactam na assistência oferecida, como perseguir a melhoria contínua, o entendimento que os pacientes demandam o processo, o valor agregado, a identificação do fluxo de valor e a observação de uma cadeia contínua, sem desperdícios. O método é uma solução inteligente para várias situações crônicas do ambiente hospitalar, permitindo melhorias contínuas, o empoderamento de colaboradores, mais estratégias de fluxo e promovendo a responsabilidade coletiva.

Para Cláudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, os conhecimentos obtidos impactam não só na urgência e emergência, mas também na porta de entrada dos cuidados.

“Eu achei esse momento fantástico e já pedi para que possamos reproduzir essa oficina com a Atenção Primária e Especializada. Com isso, iremos abordar como evitar desperdícios e colocar o paciente no centro do atendimento, minimizando os custos em outras áreas. Tudo que foi falado pode ser reproduzido nos serviços e em capacitações futuras, o que é fundamental”, concluiu.

Fotos: Liz Perez

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