Maricá aumenta em quase 300% o número de endoscopias e colonoscopias oferecidas à população

Oferta mensal dos exames foi ampliada em agosto de 2023, reduzindo a espera dos moradores e otimizando o fluxo diagnóstico

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou avanços importantes no quantitativo de exames de endoscopia e colonoscopia disponibilizadas à população, procedimentos que identificam, respectivamente, alterações no sistema digestivo e no intestino grosso ou no reto. Com o início da oferta desses exames no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara em agosto de 2023, a média de endoscopias realizadas passou de 80 para 317 por mês, um crescimento de mais de 296%. Além disso, também houve aumento expressivo nas colonoscopias feitas na cidade, passando de 36 para cerca de 137 — um acréscimo de aproximadamente 280%.

 

Atualmente, esses procedimentos diagnósticos são oferecidos nos hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro. Os exames são marcados pela Central de Regulação do município, após encaminhamento do pedido pelos serviços da rede de saúde, e agendados de acordo com os critérios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), que prioriza os casos mais graves e urgentes.

 

Em 2023, foram agendadas 2.151 endoscopias, sendo 1.669 no segundo semestre, representando um crescimento de 246% em relação aos primeiros seis meses do ano, quando foram agendadas 482. Além disso, foram marcadas 944 colonoscopias durante o ano, sendo 728 entre julho e dezembro, um acréscimo de 237% em comparação ao período anterior do ano.

 

Com o aumento na oferta, houve redução de 76% na fila de espera por endoscopias e 46% por colonoscopias. Para Luana Rodrigues, superintendente do Complexo Regulador do município, isso mostra o sucesso da estratégia de intensificação do fluxo de exames e o consequente impacto no bem-estar dos maricaenses.

 

“Após analisar as filas de espera, observamos a necessidade de ampliar a oferta de alguns exames e atingimos esse objetivo. Com o centro de imagem do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, saímos de 36 colonoscopias agendadas para uma média de 137, e as endoscopias marcadas aumentaram de 80 para 317 aproximadamente. Assim, reduzimos a espera dos munícipes e alcançamos médias mensais que atendem às demandas da população, o que é fundamental para o cuidado qualificado”, destacou.

 

Centro de imagem de ponta

 

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, é referência em cirurgias e no atendimento ao trauma referenciado na cidade, contando também com um centro de imagem completo e totalmente estruturado. Entre janeiro e novembro de 2023, foram realizados 38.660 exames de imagem no local, incluindo raios-x, tomografia, ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, dentre outros.

 

O hospital não é uma unidade que atende por livre procura (demanda espontânea) recebendo somente pacientes que chegam em ambulâncias, agendados pela Central de Regulação municipal ou encaminhados por outros serviços de saúde.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp