Cinco municípios com maior ganho de participação no PIB são do RJ e SP
Os cinco municípios com os maiores ganhos de participação no PIB, o Produto Interno Bruto, em 2021, foram Maricá, Saquarema e Niterói, do Rio de Janeiro; São Sebastião, de São Paulo; e Campos dos Goytacazes, também do Rio Janeiro. Os dados foram apurados pelo IBGE e divulgados nesta sexta-feira.
Na lista dos 25 municípios com maior participação no PIB, as novidades foram as entradas de Maricá e de Itajaí, de Santa Catarina. Sorocaba, cidade do estado de São Paulo, e Uberlândia, de Minas Gerais, em 2021, deixaram de figurar na lista dos 25 maiores PIBs do país, depois de estarem entre os 25 mais ricos em 2020.
As cinco quedas mais intensas foram a da cidade de São Paulo, com perda de participação de 0,6 ponto percentual; a cidade do Rio de Janeiro, com variação negativa de 0,4 ponto percentual; Brasília, -0,3 ponto percentual; além de Belo Horizonte e Porto Alegre, com -0,1 ponto percentual.
Segundo o analista de Contas Regionais do IBGE, Luiz Antonio de Sá, o bom desempenho de Maricá se deve à extração de petróleo e gás. Já os cinco municípios que diminuíram sua participação foram influenciados pelos Serviços, sobretudo as Atividades financeiras, de seguros e outros relacionados em São Paulo e Porto Alegre; Administração pública em Brasília e Belo Horizonte; e Atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços relacionados no Rio de Janeiro.
Em 2021, 11 municípios responderam por quase 25% do PIB nacional e 16,6% da população brasileira, enquanto as 87 cidades com os maiores PIBs representavam, aproximadamente, 50% do PIB total e 36,7% da população do país.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas / EBC