Prefeitura promoveu atividades para alunos da contrapartida social em Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, promoveu neste sábado (28/10) o evento ‘Jogos para Todos’, onde foram realizadas atividades físicas adaptadas para promover a inclusão.
No local, dinâmicas com experiências sensoriais despertando nos participantes o pensamento crítico sobre as barreiras enfrentadas no cotidiano pelas pessoas com deficiência foram realizadas para alunos da contrapartida social para todos os cursos de graduação de nível superior e pós-graduação, sendo prioridade os estudantes dos cursos de educação física, fisioterapia, assistência social e do Programa Passaporte Universitário.
“O evento tem o propósito de disseminar o conhecimento acerca da educação física adaptada como também apresentar algumas modalidades do paradesporto, para que os futuros profissionais de educação física tenham essa importante experiência como parte de sua formação, pois sabemos que o esporte, seja ele recreativo ou de alto rendimento, é sempre uma excelente escolha na promoção da inclusão social”, disse Crys Perlingeiro, gerente do Centro de Referência em Políticas Inclusivas.
A ação, que tem parceria com a ONG Contato e a Secretaria de Esporte e Lazer, aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Mumbuca, e reuniu 52 pessoas que receberam certificado.
“É muito importante termos essa base de conhecimento sobre as dificuldades e os esportes adaptados. Aqui estamos aprendendo sobre alguns esportes que são ofertados para as pessoas com deficiência. Adorei participar!”, comentou Cristine Meneses, de 50 anos, aluna de medicina veterinária do Passaporte Universitário.