Fabiano Horta faz visita técnica às obras do prédio que abrigará órgãos municipais e nova sede do Detran-RJ
O prefeito Fabiano Horta realizou nesta quarta-feira (23/08) uma visita técnica às obras do prédio que vai abrigar três órgãos municipais e a nova sede municipal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), em São José de Imbassaí. A construção fica às margens do quilômetro 20 da rodovia RJ-106, em frente à passarela de pedestres do bairro, vai receber uma unidade dos Serviços Integrados Municipais (SIM), a Secretaria de Transportes de Maricá e uma base avançada de monitoramento do Centro de Operações de Segurança (Ciosp), ligado à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado.
A área total tem aproximadamente 4 mil metros quadrados e as obras deverão estar concluídas até o fim de setembro. Contudo, não há um prazo definido para a inauguração. No anexo do prédio, vão funcionar um novo posto de vistoria veicular e todos os serviços do Detran-RJ (incluindo identificação civil), que atualmente estão na região central da cidade.
O prefeito Fabiano Horta disse que o novo prédio será importante para descentralizar os serviços e oferecer mais agilidade e conforto aos cidadãos. Horta disse ainda que pretende estimular o aumento do número de emplacamentos de veículos em Maricá, com o objetivo de gerar receita para o município.
“Pouca gente sabe, mas metade do Imposto sobre a propriedade de veículo automotores (IPVA) arrecadado anualmente vai para os cofres municipais, e o montante dessa receita depende da quantidade de carros emplacados em cada cidade. Por isso, queremos incentivar os moradores donos de veículos, a emplacá-los aqui. Para além disso, esse novo prédio vai beneficiar a população na medida em que vai oferecer acesso aos serviços públicos com facilidade, sem falar que descentraliza e insere mais esta região no radar desses serviços, sem a necessidade de um grande deslocamento de moradores locais”, pontuou o prefeito.
O secretário de Transportes de Maricá, Douglas Paiva, antecipou que o órgão vai realizar também inspeções em veículos como táxis, mototáxis e de transporte escolar no pátio interno do prédio.
“Além disso, a chamada ‘frota-alvo’, composta por ônibus, caminhões e carros de aluguel, também poderá ser inspecionada no mesmo local. O motorista vai ter ainda à disposição a emissão de documentos e legalização do veículo no mesmo lugar, o que é algo inédito em nosso estado”, afirmou o secretário, que participou da vistoria junto com os secretários Julio Cesar Veras (Ordem Pública) e João Maurício de Freitas (Governo).