Maricá sedia evento que debate causa animal
Maricá sedia, nesta sexta-feira (07/07) e sábado (08/07), o II Encontro do Legislativo Fluminense e das Baixadas da Causa Animal. O evento é realizado pelo Instituto Segunda Chance com apoio da Secretaria de Proteção Animal de Maricá e acontece no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. Estão reunidas autoridades do poder público, cientistas, ativistas, personalidades e representantes da sociedade civil de 22 municípios fluminenses com o objetivo de debater políticas públicas sobre a causa animal.
O secretário de Proteção Animal, Fabiano Novaes, destacou que Maricá é referência em proteção e defesa dos animais no estado do Rio de Janeiro.
“Saber que Maricá tem sido modelo também na causa animal é muito gratificante. Hoje estamos discutindo política pública com gestores e legisladores de forma integrada, mostrando que quando há um gestor comprometido com a causa animal, as políticas públicas avançam. O que fizemos com sucesso serve de motivação para outras cidades e pode ser implementado em todo o estado, de acordo com a necessidade de cada município”, explicou.
Entre os temas debatidos estão cuidados, posse responsável, maus-tratos a animais domésticos, atos de crueldade, campanhas de adoção, negligência e tráfico de animais silvestres. Responsável pelo evento, a fundadora e coordenadora do Instituto Segunda Chance Patrícia Nunes, contou que escolheu a cidade de Maricá devido ao avanço de políticas públicas animais na cidade.
“Discutir a causa animal é muito importante assim como a presença da população protetora, independente do cargo, da função que ocupe. Avançamos com o diálogo quando ouvimos quem pode contribuir. A cidade de Maricá foi escolhida a partir da observação das políticas públicas aqui aplicadas nessa área. São dois dias de evento com muito debate, será muito proveitoso”, contou.
No sábado (08/07), o evento acontece de 10h às 12h30 e contará com a participação do Dr. Cyro Novello, diretor de Saúde do Trabalhador da Prefeitura do RJ, que abordará a questão da saúde mental do trabalhador voluntário da causa animal.