Projeto Cine Escola tem sessões de cinema para alunos da rede pública no Cine Henfil
Estudantes de oito unidades assistiram a quatro curtas-metragens pela manhã e à tarde

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, deram início nesta terça-feira (04/07) às sessões de cinema do projeto Cine Escola que levará alunos da rede municipal de ensino às terças, quartas e quintas-feiras, desta semana, ao Cinema Público Henfil, no Centro. Neste primeiro dia, estudantes de oito unidades visitaram a sala de exibições e ganharam até lanche para assistir a quatro curtas-metragens. O projeto é uma parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).

Os filmes exibidos foram o mineiro ‘Meu Melhor Amigo’ (direção de Laly Cataguases), o paulista ‘Batchan’ (de Ester Kwai) e os baianos ‘5 Fitas’ (de Heraldo de Deus) e ‘Sonhos’ (de Haroldo Borges). Pela manhã, participaram cerca de 150 crianças de cinco escolas. O critério de escolha das unidades foi a participação dos professores no curso de audiovisual oferecido no mesmo projeto.

“O mais bacana é que muitas dessas escolas ficam longe do Centro da cidade. Para as crianças, é uma ótima oportunidade para conhecer a cidade e também o nosso espaço de cinema”, comentou o assistente de projetos da Secretaria de Educação, Maurício Souza. A diretora da E.M. Espraiado, Gisely Costa, endossou as palavras do gestor ao falar da emoção de seus alunos.

“Tudo para eles está sendo novidade e descoberta, porque eles pouco saem do bairro e alguns nunca estiveram em um cinema antes”, contou ela, que estava com as turmas do 1º e 5º anos. Um dos visitantes mais felizes foi a pequena Isabelly, de 6 anos, que disse ter gostado de tudo que viu. “O lugar é muito bonito e eu não conhecia, e gostei dos filmes também”, disse a aluna do 1º ano.

Projeto Cine Escola

Em parceria com a Secretaria de Educação, o Cine Henfil iniciou em junho oficinas do projeto Cine Escola para os professores do Ensino Fundamental I da rede municipal. Sob a orientação do Cinema e Educação (Cineduc), entidade sem fins lucrativos considerada referência latino-americana em educação cinematográfica, os encontros tiveram o objetivo de propiciar aos professores uma reflexão sobre o papel da imagem na sociedade atual.

Por meio de trechos de filmes, textos e desenhos, estas oficinas propuseram de forma lúdica, introduzir a linguagem audiovisual e sugeriram formas divertidas de aplicá-las em sala de aula. Os professores participaram de uma formação de 12 horas, realizada em quatro encontros no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp