Roda de conversa celebra o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia em Maricá
Dentro das celebrações pelo Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, a Prefeitura de Maricá promoveu nesta quarta-feira (17/05) uma roda de conversa no campus da Universidade Vassouras, no Flamengo. Coordenado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias de Cultura e de Políticas Inclusivas, o encontro abordou a recém-instituída lei n° 3.283, de 1º de fevereiro, que cria a campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem-estar voltada à comunidade LGBTI+ e que recebeu o nome de ‘Maricá Cidade que Abraça’.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atendimento LGBTI+ da Secretaria de Assistência Social, Iracema Miranda, a mensagem do prefeito Fabiano Horta, aprovada na Câmara dos Vereadores, vai oferecer mais segurança em saúde aos membros da comunidade.
“Temos atendido muita gente com a saúde mental bastante abalada. Nós, do núcleo, estamos muito gratos pela iniciativa do prefeito”, comemorou Iracema, que também citou outra lei recentemente aprovada, de n° 3.300, que cria o programa municipal de combate à violência e à discriminação da população LGBTI+ na cidade.
O debate foi precedido por apresentações culturais do grupo Ruasia e da artista Lorena Ravache. O secretário de Cultura de Maricá, Leandro Dasilva, afirmou que a sociedade deve ter um olhar atento a possíveis atos de preconceito. “Eu mesmo pertenço à comunidade LGBTI+ e já vivi todo tipo de discriminação. A nível de governo, creio que nossos grupos devem ter um lugar de fala em todos os setores e estar representado em todos ele”, afirmou ele.