Prefeitura de Maricá inicia projeto de educação financeira em escola de Zacarias
Iniciativa ensinou diversas técnicas aos alunos para a promoção do consumo consciente
A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Educação e de Defesa do Consumidor, levou nesta quarta-feira (17/05) o projeto “Procon Mirim: Educação Financeira para Crianças e Jovens” aos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Barra de Zacarias. A ação, que será levada para todas as 65 escolas da rede municipal, ensina de forma lúdica e didática sobre educação financeira, consumo consciente e direito do consumidor.
Durante a atividade, as coordenadoras apresentavam a importância de conferir a validade e os preços dos alimentos impressos em um papel e passaram orientações sobre os cuidados com datas vencidas nos rótulos das mercadorias no momento da compra, sobre não consumir o produto se estiver danificado ou rasgado, entre outras instruções.
O secretário de Defesa do Consumidor, Felipe Paiva, falou que o aprendizado das crianças pode ser replicado nos lares. “É um projeto que está entrando na grade escolar. Vamos atuar em todos os colégios da rede municipal com educação financeira para as nossas crianças, jovens e adolescentes, mostrando a importância de orientar os pais para que verifiquem a validade do produto no mercado. Estou muito feliz e emocionado de poder vivenciar e acompanhar de perto”, disse.
Empolgado com a iniciativa, Arhur Souza Cabral, de 10 anos, disse que, a partir de agora, vai ficar mais atento ao fazer compras com os pais. “Vou ver os preços e a validade”, afirmou. Thainá Lomba, de 10 anos, também vai ficar de olho na validade. “Muito legal porque a gente aprendeu que devemos ficar atentos na hora de comprar os produtos”, contou.
A diretora da unidade, Tamara Machado, destacou a importância de trazer essa noção de educação financeira aos alunos ainda na infância. “Ter o contato físico diretamente com os produtos, analisando validade, preço, tendo noção do que pode e o que não pode gastar. Realmente é um consumo consciente que eles estão aprendendo numa escola de tempo integral e vão levar para a vida. Esse é o maior ganho do projeto, valorizando a educação, que é passada dentro da escola e refletindo dentro dos lares, da comunidade, no dia a dia da criança”, declarou.