Segunda edição da Feira das Profissões começa com debate sobre tecnologia, desenvolvimento e trabalho

Evento promovido pela Prefeitura de Maricá acontece até sábado (06/05), das 14h às 19h, na Lona Cultural de Itaipuaçu

 

A segunda edição da Feira das Profissões de Maricá teve início na tarde desta quinta-feira (04/05), com palestras, debates, estandes de diversas empresas públicas, privadas e de instituições de ensino técnico e universitário, além de oportunidades de emprego e cursos. O evento segue até o próximo sábado (06/05), das 14h às 19h, na Lona Cultural de Itaipuaçu, em Itaipuaçu.

 

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Fabiano Horta trouxe reflexões sobre o momento em que estamos vivendo e que dialogam com a Feira de Profissões.

 

“Itaipuaçu carrega hoje o protagonismo social, econômico, demográfico sobre Maricá importante. Nós já vivemos aqui a presença de uma natureza emancipatória, onde Itaipuaçu não vislumbrava o cotidiano social da cidade. Quando a gente tem idealizado e programado toda a dinâmica da prefeitura com os eventos, temos o protagonismo de Itaipuaçu porque o bairro reflete uma potência social e econômica que nasceu na cidade, e precisa desse tipo de evento. Essa feira tem um objetivo central que é despertar especialmente na juventude, e em todos os segmentos etários, a natureza e a valorização do trabalho em Maricá. Esses três dias de feira são uma permanência na formação da nossa força de trabalho municipal, com tudo aquilo que a cidade quer dialogar”, declarou o prefeito.

 

Secretário de Trabalho, Alessandro Coutinho falou sobre a responsabilidade de comandar a segunda edição, após o sucesso da primeira, do qual também fez parte na época como subsecretário. “Nós procuramos aprimorar um pouco mais em cada feira. Nessa, por exemplo, nós temos o pessoal da cooperativa Colméia, que está ampliando o cooperativismo, temos empresas contratando, como é o caso do Dom Atacadista, que vai fazer entrevistas aqui no local. Temos o CIEE que participa dessa vez trazendo oportunidades de estágios e o nosso próprio SINE, com bastante oportunidades de empregos”, explicou Alessandro Coutinho.

 

“O que vimos hoje aqui é uma feira de oportunidades na cidade onde se pode sonhar. O prefeito nos cobra para trazer empreendimentos, empresas e projetos que possam fazer florescer a perspectiva de vida e de trabalho de cada morador dessa cidade. Maricá vai receber o maior complexo turístico e resort da América Latina. Ali vão ser gerados mais de 5 mil empregos. As pessoas precisam estar qualificadas. Não adianta construir tudo isso e vir gente de fora para ocupar”, completou o secretário de governo, João Maurício Freitas.

 

Presidente da Codemar, Hamilton Lacerda falou sobre a participação da Codemar no evento. “Está na nossa missão pensar o futuro econômico de nossa cidade. Estamos muito empolgados em fazer isso e muito satisfeitos em poder fazer algumas das nossas ações aqui em Itaipuaçu, que é um grande bairro”, pontuou.

 

Moradores em busca de oportunidades

 

Professor do projeto Qualifica Maricá, Jorge Carlos, 35 anos, estava com seus alunos no evento. “Eu dou aulas de assistente administrativo e trouxe meus alunos aqui para busca de oportunidade, envio de currículo em vaga de emprego para conseguir para eles uma recolocação no mercado de trabalho”, disse.

 

Uma de suas alunas, Fernanda Cardoso, 39 anos, descobriu o evento pelo site da Prefeitura.  “Eu ui orientada no Qualifica de que seria importante vir aqui, porque sou aluna do projeto de Inoã. Estou aqui para aprender e entender como funciona, porque temos várias portas de emprego. Você se cadastra e deixa seu nome e currículo. Eu achei isso uma boa iniciativa”, avaliou a moradora de São José do Imbassaí.

 

Moradora de Jacaroá, Roberta Souza, 23 anos, também estava em busca de emprego. “Estou aqui em busca de emprego e para acompanhar meu marido. Acho que num evento como esse sempre dá para conseguir uma oportunidade legal”, contou.

 

Workshops

Abrindo o espaço de workshops, o primeiro painel realizado foi sobre tecnologia, desenvolvimento e trabalho. O tema “Desenvolvimento econômico e tecnológico de Maricá: presente e futuro de oportunidades” foi apresentado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Victor de Andrade Silveira, e pelo diretor de Indústria e Energia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Pedro Mota Di Filippo.

 

Logo após as palestras, a programação prosseguiu com o tema “Educação para transformação: Programa Maricá Edutech e Escola de Startup de Maricá”. Já no segundo painel foi sobre “Tecnologia e Criação de Novas Empresas”, onde foram abordados temas sobre parques tecnológicos e incubadoras de empresas, Maricá Telecom e Biotec. Também foram apresentados temas sobre a leitura e a escrita no processo de formação, com destaque para a experiência do programa de alfabetização, Sim, Eu Posso!; a iniciação científica, além de tratar sobre soluções para cidade na formação da cidadania.

 

Programação da Feira das Profissões

Sexta-feira (05/05)

14h – Abertura

 

Painel: Economia Verde e Economia Solidária

 

Tema “Mumbuca Verde: preservar o meio ambiente e gerar riqueza”

15h – Cristiane Jaccoud (diretora de Planejamento da Codemar)

15h20 – Paulo Neto (diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar)

15h40 – Debate

 

Tema “Economia solidária e modelos alternativos de desenvolvimento”

16h – Adalton Mendonça (secretário de Economia Solidária da Prefeitura de Maricá)

16h20 – Eugênio Soares (diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar)

16h40 – Debate

 

Painel 4: Inovação, Cultura e Desenvolvimento

 

Tema “Cinema 4.0: como a tecnologia está moldando o futuro da indústria cinematográfica”

17h30 – Tamires Serket (Opera Haus)

17h50 – Steven Phil (FPass)

18h10 – Debate

 

Tema “A importância da formação turística na promoção do destino”

18h30 – José Alexandre Almeida (secretário de Promoção e Projetos Especiais da Prefeitura de Maricá)

18h50 – Laiz Perez Solis (Codemar)

19h10 – Debate

 

Sábado (06/05)

14h – Abertura

 

Painel 5: Trabalho, Diversidade e Inclusão

 

Tema “Políticas inclusivas para o mercado de tecnologia e inovação”

15h – Ana Virgínia Medeiros (consultora de Empreendedorismo)

15h20 – Helena Piragibe (OAB-RJ)

15h40 – Debate

 

Tema “Redes de empreendedorismo em apoio a mulheres”

16h – Thaísa Muniz (Feira da Colmeia)

16h20 – Carla Tavares (conselheira de Economia Solidária – Prefeitura de Niterói)

17h40 – Debate

 

Painel 6: Tecnologia e Políticas Públicas: Mosaico de Aplicativos

 

Tema “Marketplace: o app de compras e serviços com moeda social”

17h30 – Marcus Bambam (vereador – Câmara Municipal de Maricá)

17h50 – Magnun Amado (subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Maricá)

18h10 – Ana Maia (Bell Tecnologia)

18h30 – Debate

 

 

Fotos: Clarildo Menezes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp