Urbanismo apresenta projeto para construção de cooperativa de catadores de lixo em Itaipuaçu
Solicitação foi feita pela empresa Cooper Brasil Recicla, que pretende fazer uma central de reciclagem no município
A Prefeitura de Maricá apresentou nesta sexta-feira (28/04) um projeto arquitetônico para construção de uma cooperativa de catadores de lixo em Itaipuaçu, por solicitação da empresa Cooper Brasil Recicla, responsável pelo tratamento dos materiais recicláveis e no envio para empresas recicladoras. A iniciativa é da Secretaria de Urbanismo em parceria com a Incubadora de Inovação Social em Tecnologias do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
Em janeiro, os arquitetos visitaram o espaço numa área de 439 metros quadrados no loteamento Jardim Atlântico para identificar as necessidades de acordo com a dinâmica necessária para execução do serviço. A sede da cooperativa terá espaço com acessibilidade, que contempla mesa e prensa de separação, pia, armário, sala de administração, estoque, copa, refeitório, acesso para caminhão, três vagas de carro, horta e área de convivência.
Além de fazer o projeto da obra com as especificações técnicas, a Secretaria de Urbanismo também orientou sobre os procedimentos necessários para a legalização do empreendimento.
“Nosso objetivo é proporcionar uma infraestrutura melhor para que eles desenvolvam o trabalho de reciclagem que é fundamental para o meio ambiente. Esse é o primeiro projeto que desenvolvemos nesse molde e estamos estudando a possibilidade de ampliar a atuação da nossa secretaria para desenvolver trabalhos que atendam à comunidade”, destacou o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.
Laodiceia Silva Basílio, presidente da cooperativa, disse que o projeto urbanístico atendeu às expectativas.
“Vocês tiveram a sensibilidade de traduzir tudo que precisamos. Está lindo”, afirmou Laodiceia. “Vamos ser um exemplo para o estado do Rio de Janeiro e nosso objetivo é futuramente fazer uma grande central de reciclagem em Maricá, por sua localização estratégica ter um grande potencial”, acrescentou o gerente de projeto e gestão ambiental da cooperativa, Miguel Jorge Machado.
Fotos: Clarildo Menezes
https://www.flickr.com/photos/prefeiturademarica/albums/72177720307870713/with/52853665349/