Maricá sedia 2º Seminário Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde
Evento acontece no próximo dia 08/05, reunindo profissionais e estudantes da área para debates sobre o uso de plantas medicinais, fitoterápicos e florais

Maricá vai sediar, no próximo dia 08/05, o 2º Seminário Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), evento promovido pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Vassouras, com apoio da Secretaria de Saúde de Maricá. O encontro acontece das 8h30 às 17h, no Espaço M&R Premium, no Condado, e abordará as potencialidades das plantas medicinais, produtos fitoterápicos e florais, qualificando profissionais e estudantes da área, além de dialogar sobre novas perspectivas de oferta desses serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento faz parte do projeto “Saúde em Extensão: da Universidade à Comunidade”, desenvolvido entre o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (Neps)  e a Universidade de Vassouras. O seminário municipal também conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Secapp) e da iniciativa Farmacopeia Marik’á — parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Codemar e a Biotec Maricá.

Para participar como ouvinte, é necessário preencher um formulário, disponível no link bit.ly/43MM29N. Para aqueles que desejam apresentar experiências exitosas e trabalhos científicos relacionados às PICS, é preciso se inscrever no link https://bit.ly/43Js8wv . As inscrições vão até esta sexta-feira (28/04) e o resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 03/05, pelo e-mail cadastrado.

O professor doutor Raphael Dias, um dos responsáveis pela organização do evento e coordenador de ensino e pesquisa do Neps, ressaltou o papel da iniciativa para o fortalecimento das PICS, por meio da integração e de diálogos plurais.

“O seminário será um excelente espaço para o compartilhamento de saberes e o desenvolvimento das PICS no município. Isso sensibiliza e qualifica os trabalhadores, ajudando também a identificar experiências exitosas na rede de saúde, além de pesquisas e produções científicas nessa área. Maricá está alinhada às boas práticas de saúde e cuidado, tendo inclusive uma lei municipal que regulamenta as PICS”, destacou.

A professora doutora Magda Medeiros, pesquisadora da UFFRJ e parte do Farmacopeia Marik’á, destacou a importância do projeto para o cotidiano do município e sua proximidade com a temática do evento.

“A Farmacopeia Marik’á busca o desenvolvimento da cidade pela produção de plantas medicinais e fitoterápicos. O projeto passa pelo reconhecimento dos conhecimentos tradicionais, desenvolvimento do polo local, controle de qualidade e produção de óleos essenciais. Além disso, facilitaremos o acesso a plantas medicinais e fitoterápicos com a capacitação de profissionais de saúde que atuam nos serviços do SUS do município, incluindo de nível superior, técnico e médio”, acrescentou.
 
Programação

8h30: Credenciamento

9h: Mesa de abertura, com Shirley Linhares, superintendente de Atenção Primária da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar); a Profa. Dra. Magda Alves de Medeiros, pesquisadora da UFRRJ; o Prof. Dr. Raphael Dias, do Neps e da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá da Universidade de Vassouras.

9h30: Conferência de abertura: “Semeando o cuidado: cultivando saúde com plantas medicinais e fitoterápicos”, com a Profa. Dra. Leila Mattos, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz.

10h30: Mesa temática – “Plantas Medicinais e fitoterapia: práticas integrais de atenção e cuidado em saúde no SUS”, com a Profa. Dra. Vanessa da Silva Tavares Rodrigues, da Universidade de Vassouras; a Profa. Dra. Isabela Teixeira Bonomo, da Universidade de Vassouras; o Prof. Dr. Ricardo Diego Galhardo de Albuquerque, da Universidade Nacional de Trujillo, no Peru. Moderadora: Profa. Dra. Aline D'ávila Pereira, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Vassouras (campus Maricá).

11h: Mesa redonda: “Atuação profissional com as PICS no SUS – formação, possibilidades e limites”, com o Prof. Dr.  Raphael Dias, do Neps e da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá da Universidade de Vassouras; a Profa. Dra. Vanessa Bastos, da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá da Universidade de Vassouras; e Luiz Felipe Velinho, mestre e enfermeiro da cidade. Moderadora: Profª Dra. Carla Caroline Franzine de Souza, da UFRRJ.

13h30: Mesa Digital: “Florais e fitoterapia da saúde humana à saúde animal no SUS”. Luciana Chammas, educadora, terapeuta floral e diretora da Healing Essências Florais; Talita Margonari Lazzuri, arteterapeuta, pós-graduada em Terapia Floral, psicoaromaterapeuta e membro da União Internacional de Bioeletrografia Médica Aplicada (IUMAB); e Dra. Camila Marqües, médica veterinária integrativa, psicoterapeuta, professora e educadora floral com ênfase nos Florais de Saint Germain. Moderadora: Profa. Dra. Vanessa Bastos, da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá da Universidade de Vassouras.

14h30: apresentação de experiências exitosas no SUS municipal e de trabalhos científicos.

17h: encerramento.


Fotos: Clarildo Menezes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp