Coordenadoria de Proteção Animal leva peça teatral para Escola Joaquim Eugênio dos Santos
Iniciativa faz parte do “Abril Laranja”, uma ação preventiva de conscientização e combate à violência contra os animais
A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, realizou nesta segunda-feira (24/04) uma atividade educativa com crianças, de 5 e 6 anos, da Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca. A ação faz parte do “Abril Laranja”, criado para prevenir e conscientizar a população sobre o combate à violência animal.
A iniciativa conta com profissionais vestidos de animais e apresenta histórias em forma de peça infantil, abordando o respeito e o cuidado com a saúde dos bichos, além de dinâmicas de incentivo ao cuidado animal. A ação acontecerá em todas as 65 escolas do município ao longo do ano.
A professora do Pré II, Alexandra Santos, destaca a importância do evento na formação das crianças. “É fundamental criar essa conscientização desde cedo, e na escola que é lugar para todo tipo de conhecimento, inclusive dos bons tratos com os animais. A Prefeitura está de parabéns por promover essa iniciativa”, afirmou.
Pedro Lima, de 6 anos, conta que gostou de todas as dinâmicas da peça e falou um pouco sobre seu animalzinho. “Eu tenho um cachorro, e sempre brinco com ele e levo pra passear. Ele é muito agitado e está sempre feliz”, completou o menino.
A coordenadoria de Proteção Animal ainda realizará a atividade na terça-feira (25/04), na Escola João da Silva Bezerra, em Zacarias, e na quarta-feira (26/04), na Escola Maria Cristina de Lima Correa, em Itaipuaçu.
Sobre a Cepa
Criada em 2017, a Coordenadoria Especial de Proteção Animal desenvolve diversas ações e políticas públicas para proporcionar o bem-estar e a proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes. As campanhas acontecem em todo o terceiro domingo de cada mês no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro, disponibilizando filhotes e adultos de cães e gatos resgatados das ruas pelos protetores do município. Com a iniciativa, 786 animais já foram retirados das ruas e adotados em Maricá.
Assistência aos animais de rua
Para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos). A busca ativa pelos animais doentes é feita pela equipe técnica da Coordenadoria, mas qualquer cidadão de Maricá poderá ajudar os animais de rua solicitando a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334.
Os profissionais vão até o local para constatar as necessidades de saúde do animal, acolher e dar o atendimento veterinário necessário. Após a recuperação, o animal será inserido no programa de adoção. No caso de constatação de abandono de cães ou gatos, o dono poderá ser identificado e denunciado por maus-tratos.