Programa “Urbanista Por Um Dia” apresenta projeto de praça em Itaipuaçu
A proposta para área no Loteamento Vivendas inclui uma série de melhorias, como quadra, paisagismo e aparelhos de ginástica

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), realizou nesta terça-feira (18/04) a apresentação do projeto de uma praça no Loteamento Vivendas, em Itaipuaçu, fruto de atividade comunitária do programa “Urbanista Por Um Dia”, iniciada em dezembro de 2022. O projeto, que tem área de quase 5 mil metros quadrados, inclui quadra poliesportiva, área de paisagismo, casa na árvore, churrasqueira e aparelhos de ginástica. O início das obras, que terá duração de quatro meses, está previsto iniciar no mês de julho.

“Esse projeto foi pensado para que as crianças tenham onde brincar e não precisem ficar na rua, nem em casa agarrados ao celular, e para que os idosos tenham onde socializar, porque as pessoas estão deixando de conviver. Muitas vezes nós não conhecemos nem os nossos vizinhos. E podermos abrir a porta das nossas casas e contemplar um projeto desse é um privilégio”, disse Marcos Pereira, mais conhecido como Marcão, que mora no bairro há 15 anos, presidente da Associação da localidade.

Diretor de Parques e Jardins da Serviços de Obras de Maricá (Somar), Francisco Lameira, falou sobre a importância do trabalho onde a população opina sobre o que quer e necessita em sua região. “Quando o projeto sai de uma diretoria ou um arquiteto pega uma área e faz o projeto, ele acaba impondo seu projeto para o local. No momento em que morador, o contribuinte diz o que quer e passa para a gente, nós vamos apresentar o que eles querem. E vai ficar muito bom, porque será a tradução do desejo da população” explicou Lameira.

“Viabilizar um espaço de convivência através dos desejos e expectativas do morador é uma grande satisfação. A Somar é uma grande parceira que vai colaborar para tornar esse projeto real. Essa iniciativa envolve a população no cuidado e zelo pelos espaços públicos, pois eles ajudaram a construir”, completa o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

O programa “Urbanista por um Dia” foi iniciado em 2017, com alunos de escolas municipais, que realizavam atividades em grupo para aprender sobre as profissões de arquiteto e urbanista, além de sugerir possíveis mudanças no entorno das unidades de ensino. Agora, o projeto está com uma nova forma de atuação na comunidade.

As associações de moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo para que a atividade seja realizada em outros locais. Basta enviar solicitação para o e-mail secretariaurbanismo.marica@gmail.com ou entregar o documento presencialmente na Rua Álvares de Castro, nº 157, Araçatiba.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Follow by Email
Instagram
WhatsApp