Inova realiza cursos de cultivo de pitaya e canaaçúcar neste sábado

 Fazenda Pública recebe agricultores rurais para aprender a prática do cultivo

Produtores rurais de Maricá terão a oportunidade de participar neste sábado (15 de abril) de cursos para incentivar o cultivo de dois alimentos economicamente relevantes para a região: cana-de-açúcar e pitaya. A atividade será  na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado.

Promovido pelo Inova Agroecologia Maricá, o intuito é apresentar as plantações existentes no local, incentivar seus cultivos e tirar dúvidas sobre o plantio para recompor a base produtiva da agricultura de Maricá, gerando mais renda e empregos no município.

O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.

O primeiro curso será pela manhã, com o tema “Cultivo orgânico da cana-de-açúcar “, no qual será apresentado o manejo da cana-de-açúcar em sistema orgânico de produção. Também serão mostradas as várias etapas da produção, como mudas, adubação orgânica, manejo de plantas espontâneas e controle de pragas, além de enfatizar o uso da cana-de-açúcar orgânica e seus potenciais mercados consumidores.

Já  o segundo curso, à tarde,  abordará  a implantação de um pomar de pitaya, como escolher e preparar a área, adubação, tutoramento e condução das plantas, tipos de mudas, plantio e custo de implantação. Além disso, serão apresentadas a cultura da fruta aos agricultores do município e os aspectos técnicos para implantação e cuidados iniciais para a cultura na região.

Cultivos

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, graças ao clima e ao solo propícios para sua propagação, garantindo fonte de renda para grandes empresas e pequenos agricultores. Pensando nesta geração de renda, o Inova Agroecologia  montou há um ano um campo experimental da planta. Atualmente, a área experimental do plantio conta com dez variedades da cana-de-açúcar em fase de estudo, que começou há um ano.

As que responderem melhor as condições climáticas de Maricá serão, futuramente, repassadas aos produtores rurais da cidade. Durante a fase de desenvolvimento, foram feitas avaliações biométricas da altura de plantas e número de perfilho por linha, ou seja, acompanhamento do crescimento por meio do processo de emissão de caules, responsável pela sustentação das folhas por uma mesma planta.

Já a pitaya vem ganhando visibilidade no mercado brasileiro devido ao alto valor nutricional que a fruta contém. Com o objetivo de fortalecer a agroecologia no município, há um ano e meio, especialistas do projeto Inova Agroecologia iniciaram o cultivo de pitayas em Maricá. Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades, e a expectativa é de que renda até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal. Doze meses após o plantio, o início deste ano foi marcado pela primeira floração e frutificação da produção de pitaya da Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado.

Serviço:
15 de abril de 2023 (sábado)
-Cultivo orgânico da cana-de-açúcar

Inscrição:    https://forms.gle/2wuX7RHRTTERsB8U8
08h às 12h

-Cultivo orgânico da pitaya

Inscrição:  https://forms.gle/3AaF9iR7rn79oXLE7
13h às 16h

Endereço: Fazenda Pública Joaquin Piñero, em Ponta Negra – Maricá. Para chegar, basta acessar a RJ-106, em direção à Av. Central. Logo após, dobrar à direita, antes da Capela de São Jorge.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Follow by Email
Instagram
WhatsApp