Campanha de doação de sangue coleta 120 bolsas em Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, coletou 120 bolsas de sangue em mais uma campanha de doação, marcando o sucesso da ação realizada em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio). O número limite de cadastros foi alcançado rapidamente, apenas algumas horas após o início da campanha, o que ressalta a mobilização da população para salvar vidas, através de um ato simples e que faz a diferença.
Jessé Paz, coordenador de Humanização da Rede de Urgência e Emergência de Maricá e um dos responsáveis por organização a ação, comemorou a marca de 120 bolsas de sangue coletadas, essenciais para ajudar aqueles que mais precisam.
“Fico muito feliz em ver a contribuição da população durante a doação, um ato de solidariedade com pessoas que tanto precisam. Antes do meio-dia, já havíamos alcançado o número de 120 cadastros, a meta da campanha, por isso estou feliz em fazer parte desse processo. É gratificante observar que os moradores participam sempre dessas ações, aproveitando a oportunidade de ajudar ao próximo e ser solidário” afirmou.
Os moradores aprovaram a iniciativa. Ana Beatriz Moraes é estudante e completou 16 anos na última semana, se tornando apta a doar sangue com a autorização dos responsáveis. Ela destacou que a mãe foi uma inspiração para participar e fazer a diferença.
“Eu sempre vi a minha mãe participar da campanha de doação de sangue e falava que, quando pudesse, eu faria o mesmo. Esse momento chegou e, quando observei a divulgação da campanha, fiquei feliz e surpresa por nessa idade eu já poder participar”, ressaltou.
Luís André, de 23 anos, mora em Ponta Negra e garantiu que é doador assíduo, chegando cedo para colaborar.
“Doar sangue é bem tranquilo e rápido. Uma orientação importante de quem já é doador: beba bastante água antes e depois de doar, ajudando a liberar o sangue mais rápido e também na recuperação. Essa ação é muito importante e, se cada pessoa contribuir, vamos conseguir ajudar a muitos que precisam”, acrescentou.
Doar sangue salva vidas
A campanha de doação de sangue do Hemorio acontece periodicamente na cidade, sendo direcionada às pessoas saudáveis, com idade de 16 a 69 anos e peso acima de 50kg. Segundo o Hemorio, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, o que reforça a importância de participar das campanhas realizadas.
Os homens podem doar a cada dois meses, com limite de até quatro vezes no ano. As mulheres podem doar a cada três meses, limitadas a três ocasiões anuais.
O Hemorio é uma instituição de suma importância, distribuindo sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS) do estado do Rio de Janeiro.