Fundação Estatal de Saúde de Maricá capacitou 313 profissionais no curso introdutório sobre o SUS
A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), encerrou na quinta-feira (16/03) o ciclo de formação de 120 assistentes da fundação no curso introdutório sobre as bases do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, alcançou a marca de 313 colaboradores capacitados desde setembro de 2022. O curso faz parte do “Qualifica Femar” e é uma etapa importante da trajetória dos profissionais, com informações essenciais sobre os serviços de saúde do município que mostram o impacto do trabalho de cada um, além de promover a integração entre os participantes.
Os assistentes foram divididos em quatro turmas, com aulas teóricas na Universidade de Vassouras (campus Maricá), onde receberam orientações fundamentais para otimizar os fluxos diários de trabalho. Nas etapas anteriores, os assessores e coordenadores de todas as diretorias da fundação foram capacitados, além dos superintendentes e gerentes terem participado de momentos específicos da qualificação.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, participou da confraternização de encerramento do curso e destacou o impacto da formação para o dia a dia dos profissionais, mostrando a função de cada um para levar serviços de qualidade à população.
“A construção da Femar representa mais qualificação para a saúde do município, uma ferramenta de gestão que caminha alinhada às necessidades da população. A fundação estatal é potente e tem um time de excelência, trazendo celeridade às demandas, por isso o curso ajuda a observarmos o impacto de cada uma das nossas ações nos serviços da ponta. O objetivo é que, em breve, a formação chegue a todos os profissionais de saúde, oferecendo capacitação e valorizando ainda mais o trabalho de cada um”, ressaltou.
Fabio Rodrigues, diretor de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional da Femar, afirmou que a formação fortalece a atuação dos profissionais da fundação, proporcionando efetividade e qualidade no ambiente laboral.
“O encerramento do primeiro ciclo do Qualifica Femar é um marco inicial importante, representando a preparação e qualificação de todo o núcleo administrativo da fundação. A resposta foi muito positiva dos profissionais que passaram por esse processo, por isso investiremos cada vez mais no engajamento profissional e em outros avanços. A criação da Femar foi uma evolução para a saúde de Maricá e queremos que todos os profissionais façam parte disso, conquistando coletivamente”, acrescentou.
Assistentes reforçam a importância da capacitação
Dezenas de assistentes estiveram presentes no encontro final do curso introdutório. Lucas Matheus Freitas, de 25 anos, é assistente da diretoria financeira da Femar e disse que a qualificação fez a diferença, possibilitando o contato com diversas esferas do SUS e incentivando a dedicação no trabalho diário.
“Durante o curso, me encantei ainda mais pelo SUS, entendendo a sua importância e impacto em todo o Brasil. Foram momentos que acrescentaram bastante para a minha trajetória profissional e mostraram o quanto a Femar tem a contribuir com a saúde de Maricá. Saí da capacitação inspirado e cheio de ideias, conhecendo pessoas de outras diretorias e com vontade de fazer cada vez mais”, garantiu.
Mikaelly dos Santos, assistente da diretoria de Ensino, Produção do Conhecimento e Tecnologias, elogiou os ensinamentos obtidos no curso, o que auxiliou a entender vários aspectos do Sistema Único de Saúde. “A capacitação foi maravilhosa, com conteúdos e diálogos agregadores entre todos os participantes, unindo os profissionais da Femar para momentos importantes. Com isso, conhecemos mais sobre os serviços do SUS e as áreas de trabalho de cada um, troca que incentiva o desenvolvimento da fundação”, concluiu.