Saúde capacita profissionais da Atenção Primária na área de Suporte Básico de Vida
Todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família vão passar pela formação, que ensina técnicas básicas de socorro
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, segue investindo na atualização permanente dos profissionais da rede, promovendo uma capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) para todas as equipes da Atenção Primária que atuam nas 25 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. A formação, que começou no dia 28/02, é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da secretaria.
No curso, os profissionais aprendem as especificidades desse protocolo de atendimento, essencial para reconhecer e realizar manobras corretas de ressuscitação cardiopulmonar, direcionadas a atender, principalmente, vítimas de paradas cardiorrespiratórias. Com isso, as equipes das USF estarão mais preparadas para prestar a assistência inicial necessária em casos específicos, utilizando técnicas efetivas que seguem os parâmetros da área.
Na sexta-feira (10), foi a vez dos colaboradores da USF Espraiado serem capacitados e, no dia 22/03, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atua no segundo distrito da cidade participará do curso. Gisele Breves, agente comunitária de saúde da USF Barroco, foi uma das participantes. Ela destacou a importância de conhecer as técnicas de socorro, o que faz a diferença em situações que seja necessário esse suporte.
“O curso foi muito bom, aprendendo sobre como socorrer uma pessoa em determinadas situações, algo importante para a nossa vivência na área da saúde. Cada detalhe apresentado fez a diferença, ensinando as técnicas para a massagem cardíaca, indicando inclusive o tempo necessário. A formação nos orientou sobre as formas corretas de proceder, algo muito bacana”
Alexssandra Oliveira, agente comunitária de saúde da USF Ponta Negra, aprovou a iniciativa, ressaltando seu diferencial para a atuação profissional. “É uma satisfação ter realizado essa formação, principalmente por nós, agentes comunitários, lidarmos diretamente com o público no dia a dia. Com isso, caso surja alguma situação de urgência no cotidiano ou de socorro específico, poderemos prestar um auxílio inicial”, acrescentou.
Outras capacitações foram oferecidas aos profissionais da rede
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) realiza diversas ações voltadas à formação dos colaboradores. Em fevereiro deste ano, 40 profissionais da Atenção Primária à Saúde participaram de uma oficina de planejamento reprodutivo, reunindo médicos e enfermeiros para diálogos e novos conhecimentos sobre a temática. Com isso, foi abordado o cuidado humanizado e assuntos relacionados aos direitos reprodutivos, apresentando formas qualificadas de tratar o tema com os usuários das USF e de outros equipamentos.
Além disso, outras formações foram oferecidas às pessoas que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade, às Equipes Multiprofissionais de Atenção Psicossocial (Emap), dentre outros públicos.