Vice Campeã da Série Prata, União de Maricá comemora vitória com desfile em sua cidade natal
Integrantes da agremiação foram aclamados por moradores e visitantes e mostraram como conquistaram a vaga na Sapucaí

Vice Campeã da Série Prata, a União de Maricá se apresentou neste sábado (04/03), na Rua Domício da Gama (Centro), para comemorar a tão esperada vitória, junto a moradores e visitantes da cidade. Alegria e emoção tomaram conta da festa que foi marcada por aplausos e gritos constantes de vitória e contou com a participação de várias personalidades do município.

Prefeito de Maricá, Fabiano Horta explicou o motivo do desfile acontecer justamente naquele local e homenageou Mauro Alemão, que por muitos anos esteve na presidência da União de Maricá e faleceu em julho de 2021 devido a problemas de saúde.
 
“Nós vamos passar pela Passarela Adélia Breve que marcou gerações em Maricá no carnaval, que é simbólica no coração do povo pela alegria. E essa escola, que foi, ao longo dos anos sendo construída, mostrando a força da cidade e a união de seu povo nessa festa popular do samba e do carnaval, vai passar por essa passarela e vai em destino à Marquês de Sapucaí. Viva a União de Maricá! Viva aquele que está sempre conosco, o nosso presidente Mauro Alemão! Uma salva de palmas a esse que construiu essa vitória e esse está presente nessa luta. Valeu Birigu, Valeu Tadeuzinho!”, disse Horta, que continuou.

“Está na hora do samba comer em Maricá, da União fazer esse desfile lindo, mas eu quero dizer a vocês que Maricá passou pela Intendente Magalhães, no Rio, mostrando a força do povo do Nordeste, o brio e a capacidade de superação desse povo. E essa força, essa vitória que sacudiu a Intendente Magalhães, agora vai passar pela Passarela Adélia Breve e vai levar alegria ao povo de Maricá. Viva a cultura popular. É Maricá na Sapucaí”, comemorou o prefeito, minutos antes de iniciar o desfile.
 
Presidente da União de Maricá, Tadeu Marinho, mais conhecido como Tadeuzinho falou sobre a importância da comemoração, fruto de uma conquista muito esperada.
 
“Quero agradecer à comunidade, todos os segmentos, diretoria e ao coletivo da União de Maricá por terem realizado esse desfile maravilhoso na Intendente Magalhães em que, com muita luta e garra alcançamos o nosso objetivo. Deu tudo certo. Agora é a comemoração, mas a partir de semana que vem, a gente inicia os trabalhos para 2024, para que possamos preparar a escola para o desfile na Sapucaí, representando não só Maricá, mas toda a Região dos Lagos. Uma responsabilidade muito grande”, declarou o presidente da escola.
 
Responsável pelo enredo “Eu sigo Nordestino”, o carnavalesco Renato Figueiredo falou sobre o misto de emoção e sensação de dever cumprido, já que, desde a fundação da escola, se dedica a alcançar o propósito de chegar no maior palco do carnaval, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
 
“Tive a oportunidade de, já no segundo ano, poder contribuir com meus enredos e, durante esse período, conquistar o primeiro título da escola em 2018, além de ajudar na conquista de mais de 20 premiações extraoficiais. Especificamente sobre esse carnaval, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que foi o mais difícil para ser construído, por conta do pouco tempo que tivemos, desde a aprovação do enredo, em novembro do ano passado, até o desfile. Foram praticamente três meses para pesquisas de enredo, redação da sinopse, desenhos de dezenas de figurinos, compras de materiais, contratação de ateliês para casos específicos como as fantasias dos casais e da comissão de frente, por exemplo, montagens de equipes e confecção das fantasias e alegorias”, lembra Renato.
 
Segundo ele, mesmo com todas as dificuldades, as alas e alegorias foram entregues completas, conforme planejado. “Houve durante o processo, a necessidade de algumas modificações, visando a otimização do tempo, mas nada que prejudicasse a Escola. Uma prova disso são as notas máximas que obtivemos em fantasias. O momento agora é de comemorações, de desfilarmos na nossa cidade, junto ao nosso povo, para, logo na próxima semana, iniciarmos todo o planejamento para se desenvolver um carnaval apto à Sapucaí”, avalia o carnavalesco.
 
Intérprete oficial da União de Maricá desde 2016, Matheus Gaúcho também era só sorrisos. “Emoção única. Essa conquista é fruto de algo que foi idealizado por Quaquá e que foi colocado em prática por Mauro Alemão, uma pessoa que sempre defendeu muito o meu trabalho. Passamos por tempos difíceis na escola, momentos bem complicados. Então, a emoção de saber que a gente está realizando o sonho de levar nossa escola, nossa cidade, para a Sapucaí é muito grande”, explicou Gaúcho, que, ao lado de Ito melodia, fez bonito em ambas as apresentações.
 
Vale lembrar que, com a conquista, a União de Maricá garantiu sua vaga para desfilar, pela primeira vez, na Sapucaí em 2024. Ao todo, 32 escolas de samba lutavam por três vagas de acesso à Série Ouro. Sereno de Campo Grande e União do Parque Acari também garantiram o acesso.
 
Escola de Samba União de Maricá

 

Fundado em 2015, o Grêmio Recreativo Escola de Samba União de Maricá foi idealizado pelo ex-prefeito Washington Quaquá, surgindo para que se tivesse uma representante da cidade no Carnaval carioca. Fez sua estreia na Série Bronze no dia 8 de fevereiro de 2016 e obteve a 4° colocação em seu primeiro desfile oficial. Na época, o presidente da agremiação era o saudoso Mauro Alemão. A União de Maricá garantiu o acesso à Série Prata ao ganhar o Carnaval na Série Bronze em 2018.

Em 2022, a União de Maricá levou à Intendente Magalhães, em Campinho, Zona Norte do Rio, o enredo “A revolução pela alegria, uma ópera popular”. A agremiação vermelho, branco e dourada de Maricá encantou o público com a apresentação impecável de seus 800 componentes, além de muita cor e brilho em seus três carros alegóricos com movimentos, mas teve alguns problemas.

O carro abre alas bateu na última cabine de jurados e a última alegoria não conseguiu andar, abrindo um grande buraco na pista e fazendo com que a escola corresse para não estourar o tempo. Isso fez com que a União de Maricá ficasse em 3º lugar e adiasse o sonho de desfilar na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro.

Fotos: Marcos Fabrício

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp