Prefeitura de Maricá faz soltura de capivara em área de preservação ambiental no Espraiado

Resgatado em novembro de 2022 com diversos ferimentos, animal passou por tratamento veterinário antes de ser devolvido à natureza

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Coordenadoria de Proteção Animal, realizaram nesta sexta-feira (06/01) a soltura de uma capivara na Área de Proteção Ambiental do Espraiado.
O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no dia 4 de novembro de 2022 na região central da cidade com diversos ferimentos no pescoço e abdômen. Muito debilitado, foi levado para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres, da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, município do Rio de Janeiro, onde passou por cirurgia e ficou em observação.

Após dois meses, e já recuperada, a capivara foi trazida de volta para Maricá e a soltura foi feita no Refúgio de Vida Silvestre no Espraiado, local que conta com câmeras do projeto Monitoramento da Fauna de Maricá. As imagens e informações captadas são registradas numa base de dados sobre a Mata Atlântica, que serão disponibilizadas para pesquisas e projetos de conservação e meio ambiente.

“A área foi escolhida especialmente porque representa o habitat natural da espécie, próxima a um rio, para que a capivara se sinta mais segura e protegida. Com as câmeras do projeto, vamos poder acompanhar o deslocamento e o desenvolvimento do animal dentro da floresta”, destacou Juliana Assis, gestora do Refúgio de Vida Silvestre de Maricá.

O que fazer quando encontrar um animal silvestre?

Caso encontre um animal silvestre em área urbana, a recomendação é não afugentar ou resgatar. Para que o resgate seja feito de maneira segura para os bichos, agentes e moradores, uma equipe da Guarda Municipal deverá ser acionada pelos telefones 153 ou (21) 98609- 1516 (Disque-Seop), que funcionam

Fotos: Evelen Gouvêa: https://www.flickr.com/gp/prefeiturademarica/7g5B028um7

Vídeo: Julios Costa: https://drive.google.com/file/d/1jfDyhrWuPjTg6onMxvkOKL3g0Uyndv_E/view?usp=share_link

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp