Orquestra da Grota levou clássicos da música para a Flim
No fim de semana, festival também contou com apresentações de dança, teatro, mágica e cosplay
A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), chegou ao 11º dia no domingo (24/10) com diversas atrações para o público que compareceu ao Centro Administrativo de Itaipuaçu, como apresentações de dança, teatro, mágica, banda, premiação do 3º Festival Estudantil de Artes de Maricá (Festart), cosplay, oficina de pipa e apresentação da Orquestra da Grota.
No Palco Lu Viana, na área gourmet da Flim, a Orquestra da Grota levou para o público um repertório que mesclava clássicos do Barroco, passando pelos Beatles e finalizando com músicas de Luiz Gonzaga. O coordenador da orquestra, Fernando Brasil, falou da experiência de participar do evento pela segunda vez.
“É muito bom saber que a Prefeitura de Maricá está engajada com a causa do incentivo à cultura e que sabe da importância da leitura para crianças e adolescentes. É muito bom ver isso acontecendo, não só por iniciativa do governo municipal, mas ver a população também interessada, participando e enchendo este lugar. Com toda a certeza esse trabalho está dando certo e isso é muito bacana”, disse Fernando.
Espaço de diversão e interação com tecnologias
Na Tenda Festart, crianças e adultos acompanharam a coreografia ensinada pelos personagens, que eram projetados por um telão. Animada, a cabeleireira Angélica Tavares, de 44 anos, arriscava os passos junto com sua filha. “Acho o evento maravilhoso e esse espaço é muito bom porque incentiva a criatividade e a diversão. A dança faz bem para a nossa vida porque nos liberta” destacou Angélica.
Já na tenda Tecnologias e Riquezas de Maricá, crianças e adolescentes experimentaram as novas ferramentas e tecnologias usadas pela rede municipal como lousa digital, esqueleto, corpo humano, laboratório móvel de robótica educacional e a trilha das curiosidades.
Igor Andrade, de 36 anos, levou sua filha Manuela de 8 anos para conhecer o material. “Viemos há dois meses de Mangaratiba para morar em Maricá. Sempre optamos pela educação e bem-estar para a nossa filha e conseguimos encontrar aqui em Maricá um espaço que proporciona bons momentos como este festival”, avaliou o técnico de laboratório.
A Festa Literária Internacional de Maricá acontece no Centro Administrativo de Itaipuaçu segue até quarta-feira (26/10), das 08h às 21h.
Segue abaixo a programação
Segunda-feira, 24 de outubro
A Flim Sob o Céu de Itaipuaçu
10h – Brinquedos e Brincadeiras
11h – Lacerda Integral (Maricá + verde)
11h – Apresentação de Cordel com Edimilson Santini
14h – Contação de Histórias “Afroencantamento”
14h – Entrega do Certificado do Programa Formação pela Escola
18h – “Acesso à literatura como direito humano”, com Ana Maria Machado, Renata Costa e Rita Rosa. Mediação: Philipe Valentin
Terça-feira, 25 de outubro
Saberes de Sabores
09h – Oficinas artísticas
14h – Apresentação do Mangueira do Amanhã
14h – Prêmio Noção de Coisas
15h – Lançamento do Livro da Sandra Gurgel, Leandro Kuaray Mimbi e Cristiane Barroso
18h – Sustentabilidade Educacional: Literatura para uma Sustentabilidade Cultural. Antônio Torres, Heleine Fernandes e José Pacheco. Mediação: Tais Bravo
18h – Música ao vivo com Ronaldo Valentim
Serviço – Festa Literária de Maricá
Data: 14 a 26 de outubro
Horário: 8h as 21h
Local: Centro Administrativo de Itaipuaçu (área externa do estacionamento)
Endereço: Rua Van Lerbergue, 249 – Itaipuaçu
Entrada gratuita