Ao todo, 100 kg de peixes fisgados foram doados a instituições filantrópicas

 

Com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, a Liga Independente de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Liperj), reuniu 170 atletas no Campeonato Estadual de Pesca que aconteceu no domingo (23/10) na Avenida Beira Mar, altura da Rua 151, em Itaipuaçu. Ao todo, 100 kg de peixes fisgados foram doados a instituições filantrópicas já definidas pela organização. A equipe Pesca e Lazer foi a grande campeã no total de cinco etapas do campeonato.

O presidente da Liperj, Alexandre Lima, explicou os critérios para conquistar um lugar ao pódio. “Cada peixe que a pessoa pega tem uma pontuação. Todos os peixes valem dois pontos e cada 100 gramas desse pescado vale um ponto. Se o competidor fisgar um peixe de 1kg, ele tem dois pontos e mais um ponto por 100 gramas, ou seja, esse pescado vale 12 pontos. Somamos a quantidade de peixe com o seu peso e chegamos ao total da pontuação. Quem conquistar a maior pontuação será o campeão”, detalhou.

Na 5ª etapa de Itaipuaçu, os participantes competiram em cinco categorias: feminino, juvenil, master, sênior, masculino. Na categoria feminino, Maria da Conceição, de 33 anos, conquistou o primeiro lugar, pescando seis peixes, a maior quantidade de pescado dentre as 13 atletas de sua categoria.

“Sou apaixonada por pesca, e independente de ganhar ou não, estou em todos os eventos. Pode estar chovendo ou ventando que estou lá. Na maioria das vezes, nem vou focada em ganhar o 1º lugar, porque o meu negócio é estar ali pescando. Mas, estando ali, o jogo para mim só acaba quando o juiz apita”, disse a dona de casa.

 

Na categoria Máster, Marcos Medeiros, levou a melhor entre os 30 competidores e conquistou o 1º lugar nesta etapa fisgando sete peixes: pampo, faqueco, guaivira e riscadinho. “Esse é meu primeiro troféu no grupo que participo. Ano passado fui campeão de um campeonato interno com poucos másters. Mas agora, ganhar na Liperj, com uma quantidade maior de pessoas competindo e sendo mais experientes que eu, é fantástico. Vai demorar um pouco para a ficha cair. É muita emoção”, contou.

Já na categoria masculina adulto, o campeão foi Anderson Alves da Silva, de 39 anos, que fisgou 10 peixes, totalizando cerca de 1,5 kg de pescado. “Foi uma prova difícil, porque no começo via colegas retirando peixes e eu não. No decorrer da etapa eu modifiquei o local, o tipo de isca, o anzol e a linha. Quando eu comecei a mudar, fisguei vários peixes e tive a felicidade de ficar em 1º lugar”, contou o escrevente de cartório.


Segue link com fotos: https://www.flickr.com/photos/prefeiturademarica/albums/72177720303145224

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp