Estudantes da rede municipal de Maricá participam de oficina de handebol de praia nesta terça-feira
Aulas gratuitas acontecem durante evento esportivo de proporção nacional nas areias da Barra, que vai até 18/09
Os alunos da rede de ensino de Maricá tiveram um dia diferente nesta terça-feira. Mais de cem estudantes das escolas municipais Barra de Zacarias e Carlos Magno Legentil de Mattos participaram de uma oficina de handebol de praia, na Barra. A atividade foi realizada em dois turnos: manhã e tarde. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre a modalidade, que faz parte dos Jogos Olímpicos da Juventude.
A oficina faz parte de uma parceria da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A oficina com estudantes de Maricá foi orientada por Wellington Peixe, técnico da Rio Handbeach, a atual campeã do Circuito Brasileiro Feminino.
“É um grande passo para o desenvolvimento da modalidade na cidade com o objetivo de formar atletas olímpicos. Foi gratificante passar um pouco do nosso esporte para essas crianças. Vejo aqui talentos que, no primeiro contato com o esporte, já mostram desempenho satisfatório. Se a Prefeitura de Maricá continuar investindo, vai ser interessante porque a cidade tem tudo que a modalidade precisa para crescer”, disse Peixe.
Atividade que ajuda a sonhar alto
O aluno Jorge Phelipe, de 10 anos, nunca havia tido contato com a modalidade, aproveitou bastante a aula e garantiu que não vai esquecer o conhecimento adquirido durante a oficina. “Aprendemos várias coisas com o professor. Teve gente que ganhou camisa, foi muito legal. Quero ser jogador de handebol ou futebol. Essa aula me fez gostar muito do handebol”, disse Jorge Phelipe.
A estudante Lara de Carvalho, de 10 anos, sonha em ser atriz, mas se interessou pelo handebol de praia e gostou muito do que aprendeu. Comentou que vai aplicar os ensinamentos da oficina para se divertir em jogos com as amigas. “A aula foi boa! É um novo esporte que nunca tinha praticado. Foi muito legal aprender. Não sabia nada sobre o handebol de praia e pude aprender como atacar e segurar a bola”, comentou Lara de Carvalho.
Maricá é neste mês a capital nacional do handebol de praia
Abrindo os eventos, no último fim de semana (de 2 a 4/09) aconteceu o Campeonato Carioca, nas categorias juvenil e adulto, com times de São Paulo e Rio de Janeiro. De 4 a 9/09 a cidade sedia a Copa do Brasil e de 15 a 18/09 o Campeonato Brasileiro de Seleções. No último fim de semana, 17 e 18/09, o evento finaliza com desafios internacionais do Brasil contra a Argentina e os EUA, no feminino e masculino.
Fotos: Santi Russo/CBHb