Prefeitura cadastra moradores em situação de vulnerabilidade para benefício em programas sociais de saneamento
Inscritos poderão receber soluções para tratamento de esgoto residencial e fornecimento de água potável gratuitamente
A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), realiza, a partir de quinta-feira (08/09), no Terminal Rodoviário do Povo, no Centro, o cadastramento de moradores em situação de vulnerabilidade nos programas sociais “Sanear Mais Esgoto” e “Sanear Mais Água”. Ao todo, 300 famílias já foram cadastradas nas duas primeiras semanas por equipes da Sanemar e poderão receber, gratuitamente, soluções para tratamento de esgoto residencial e fornecimento de água potável via caminhão pipa.
Segundo Roberta Cardoso, diretora técnica operacional da Sanemar, a ação visa identificar quem realmente precisa dos serviços da empresa, mas não tem condições de pagar por eles. “O cadastro no Formulário Sanemar é importante para que possamos conhecer a realidade dessas pessoas e agendarmos uma visita para avaliar cada situação e oferecer a solução mais adequada. Escolhemos o Terminal Rodoviário porque lá passam moradores de toda a cidade”, explicou.
Os programas sociais na área de saneamento se dividem em duas partes: o Sanear Mais Esgoto reúne ações voltadas na busca de soluções para expandir o tratamento de esgoto sanitário. Já o Sanear Mais Água fornece caminhões pipa para encher os reservatórios das casas e combater a falta d’água onde o problema costuma ser mais crítico.
Roberta destacou ainda que todos os proprietários de imóveis em Maricá poderão preencher o Formulário Sanemar, disponível na página da companhia (sanemar-sa.com.br), e solicitar os serviços, mas ressalta que o direito à gratuidade precisa ser comprovado. Ao longo do mês de setembro, equipes estarão presentes na Rodoviária para atendimento e orientações ao público.
“De imediato, tentamos minimizar a dificuldade de abastecimento de água potável, com o fornecimento periódico de caminhões-pipa às famílias cadastradas. Durante a visita técnica, averiguamos se o solicitante está elegível para a gratuidade. Os que não estiverem serão atendidos pela área comercial da empresa e os serviços prestados estarão sujeitos à cobrança”, afirmou.