Grupo de dança cigana da Terceira Idade de Maricá se apresenta em teatro de Niterói
Um grupo de 15 alunas de dança cigana da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade participou, no sábado (03/09), do primeiro Grande Encontro da Cultura Cigana, realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Sob a liderança da professora Cecília de Barros Bastos, o grupo, com alunas das unidades Centro e Itaipuaçu, se apresentou com um número livre, com as bailarinas executando passos individuais e movimentos artísticos da dança.
Rita da Silva, mais conhecida como Ritinha, de 86 anos, adorou o passeio. “Enquanto Deus permitir e minha saúde aguentar, dançarei em todas as apresentações. Agradeço à professora Cecília pelo evento e pelo passeio. Foi maravilhoso!”, disse.
O evento, que reuniu mais de 100 pessoas entre artistas e convidados, contou com os grupos do Rio de Janeiro (Dança-do-Ventre), São Gonçalo (Grupo Fênix de Dança Cigana), além de apresentação de um casal de dança cigana. Mesas de baralho cigano, cristais e camas de Reiki foram montadas para atender ao público.
Alunas também conheceram um pouco da história do túnel da Estrada de Ferro Maricá
No retorno a Maricá, o motorista Ricardo Frazão resolveu brindar o grupo de Dança Cigana da Terceira Idade com uma viagem no tempo. Como estava no itinerário, desviou apenas 500 metros para visitar o túnel do Cala Boca, uma das passagens da extinta Estrada de Ferro Maricá (1894-1964) que servirá de locação para algumas cenas da atual novela das 18h da TV Globo, “Mar do Sertão”.
A aluna Luiza Araújo, 70 anos, enalteceu o brilho do evento e o passeio pelo túnel. “Cordialidade, respeito, admiração, cortesia e união foi o que se viu, além da alegria estampada no rosto das pessoas. E a visita ao túnel? Inesquecível”, comentou.